1 mg de Klonopin é considerado uma dose baixa?
1 mg de Klonopin (clonazepam) é um pouco padrão, mas não seria considerado uma dose baixa. 1 mg de clonazepam equivale a aproximadamente 20 mg de diazepam, uma das benzodiazepinas anteriores (BZD). Os novos grupos de benzos como Xanax, Halcion e Klonopin são muito mais potentes do que o Librium e Valium originais. As BZDs podem ser tratamentos eficazes para certas condições, mas deve-se ter cautela, pois a prescrição a longo prazo pode causar sérias complicações.
A principal preocupação do uso a longo prazo de BZDs é a dependência, não a dependência. A terminologia é confusa para muitos, mas é importante fazer a diferenciação aqui. A maioria das pessoas que têm problemas com o uso a longo prazo de benzodiazepinas sofre de dependência fisiológica. Os receptores GABA-A podem ficar desregulados após o uso contínuo e a longo prazo e quando a medicação é removida, uma série de sintomas neurológicos é possível e até mesmo extrema em alguns casos. A descontinuação abrupta desses medicamentos pode desencadear alucinações, convulsões e até morte.
Nem todos têm dificuldade em se retirar do uso a longo prazo, mas para aqueles que o fazem, pode ser uma experiência dolorosa, que pode levar meses, até mesmo anos. A APA, BMA e muitas outras organizações médicas reconhecem a dependência do BZD e a maioria recomenda práticas de prescrição apenas a curto prazo, excepto em casos extremos.
NOTE: É importante notar aqui, que não sou um profissional médico. Atualmente trabalho diretamente com centenas de pessoas que lutam contra a dependência benzodiazepínica e a retirada através do meu livro e podcast. Eu acredito que os benzodiazepínicos são medicamentos eficazes para certas condições, mas como qualquer medicamento, seus benefícios precisam ser pesados contra possíveis efeitos colaterais e complicações a longo prazo.