Qual é a diferença entre os monitores HD e FHD?
Q: Qual é a diferença entre os ecrãs HD e FHD?
Simples.
O antigo padrão de televisão usava a mesma resolução que os DVDs, mas os discos DVDs davam maior qualidade.
Porquê? Porque os sinais de TV entrelaçavam as imagens. O entrelaçamento significa que a cada passagem da tela (cada frame), apenas metade, ou cada outra linha, da imagem é exibida. A outra metade da imagem vem com a próxima moldura. É por isso que as imagens pausadas nas fitas de televisão gravadas pareciam tão ruins.
DVD, no entanto, continha a imagem inteira digitalmente, então mesmo que você não estivesse usando os cabos compostos ou melhores, os quadros ainda pareciam ótimos e os filmes também.
Com o entrelaçamento, desde que a imagem esteja em movimento você não percebe muito. Mas o entrelaçamento fornece uma simulação de uma imagem completa, e é inferior comparado com uma imagem que fornece a imagem completa para cada passagem, chamada non-interlacing.
Fotos não entrelaçadas são realmente de alta definição. Monitores de computador, exibindo toneladas de texto que requerem HD apenas para evitar causar tensão ocular, são HD há tanto tempo quanto há PCs domésticos, se não mais. Isto significa que o HD existe desde pelo menos os anos 70. Nós só não chamamos isso.
Hoje associamos HD com resoluções mais altas porque os televisores só têm sido não-interligados desde que a demanda por tamanhos de tela maiores forçou o problema. Mas quando resoluções mais altas são desejadas e a capacidade de exibir essas resoluções não está lá, as televisões ainda podem usar o entrelaçamento para simular as mesmas. É isso que o i em 1080i significa.
Uma imagem 1080i não está realmente a colocar uma imagem 1920 X 1080 não entrelaçada (Chamam-lhe scan progressivo, só para o fazer pensar que é algo novo e de vanguarda) para cada frame. É colocar uma metade do tamanho, e seguir preenchendo os espaços em branco na próxima passagem (tenho a certeza que não é assim tão simples. Os conjuntos modernos usam uma série de tecnologias que os conjuntos antigos não usavam, e uma imagem completamente entrelaçada de 1080 ainda seria inferior a 720p. Mas o entrelaçamento está envolvido no melhoramento de 720p para 1080i).
Mas 1080p faz. É o verdadeiro negócio, chamado Full High Definition, ou FHD.