6GB de RAM num iPhone é o equivalente a 12GB de RAM no Android?
É incrível quantas respostas você obtém para esta pergunta que não tem idéia do que eles estão falando. Infelizmente, mesmo de pessoas que se chamam "desenvolvedores de software". Eis o seguinte... Ao nível das aplicações, as aplicações iOS e Android são bastante semelhantes em termos de quanta memória necessitam. A diferença entre o iOS e o Android resume-se a dois métodos muito diferentes de gestão de memória. Como esses dois sistemas lidam com situações de pouca memória é muito diferente.
Google adotou a abordagem preguiçosa com o Android. Eles têm um sistema parecido com Java que usa um esquema de coleta de lixo de rastreamento. Ou seja, o Android apenas consome o máximo de memória que pode sem limpar-se a si mesmo até começar a ficar com pouca memória. Quando isso acontece, o sistema inicia um ciclo de coleta de lixo para liberar a memória não utilizada. O problema é que esses ciclos de GC são assíncronos e podem afetar severamente o desempenho do seu sistema. Pior, quanto mais baixo o sistema fica na memória, mais frequentemente estes ciclos de GC são forçados a ocorrer. Nos primeiros anos do Android, esta foi a principal razão para o desempenho de gagueira pelo qual o Android se tornou conhecido. A única maneira de minimizar esse efeito é enviar um telefone com pelo menos 2x a quantidade de ram que ele realmente deveria precisar. Em um sistema com recursos de memória ilimitados, isso é bom e você pode realmente atingir um pico de desempenho mais alto. Em um dispositivo móvel com recursos limitados, esta é uma escolha particularmente ruim.
Por contraste, iOS usa uma técnica de gerenciamento de memória conhecida como ARC (contagem automática de referência). Efectivamente, em tempo de compilação, o compilador insere o código para alocar manualmente a memória quando necessário e desaloca essa memória no momento em que esta é terminada. Embora haja uma pequena quantidade sobre a sobrecarga com esta abordagem, o desempenho é suave e previsível. Sem ciclos de GC indesejados para impactar a performance. A memória disponível é sempre otimizada. É por isso que a Apple é capaz de enviar telefones com metade da memória de seus parceiros Android enquanto mantém seus dispositivos funcionando sem problemas.
Os dois sistemas podem fazer outras coisas, como suspender aplicativos de fundo, etc, conforme a necessidade também, mas isso é mais do que eles compartilham em comum do que o que é diferente.
Artigos semelhantes
- No meu laptop eu posso atualizar a RAM até 12GB; o que devo fazer para obter um stick de 4GB de canal duplo com 8GB, ou ambos os sticks de 6GB?
- Faz sentido 6GB/8GB de RAM num telefone Android? Artboard
- 6GB de RAM é suficiente num smartphone Galaxy 2020 (para durar alguns anos)?
- Devo comprar uma Realme 6i 6GB RAM ou uma Realme X2 de 4GB RAM?