Qual é o uso do NFC no celular?
O que é NFC e como funciona?
NFC significa "Near Field Communication" e, como o nome indica, permite a comunicação de curto alcance entre dispositivos compatíveis. Isto requer pelo menos um dispositivo transmissor, e outro para receber o sinal. Uma gama de dispositivos pode usar o padrão NFC e pode ser considerada passiva ou ativa, dependendo de como o dispositivo funciona.
Passsive NFC devices include tags, and other small transmissionters, that can send information to other NFC devices without the need for a power source of their own. Entretanto, eles realmente não processam nenhuma informação enviada de outras fontes, e não podem se conectar a outros componentes passivos. Estes geralmente tomam a forma de sinais interativos em paredes ou anúncios.
Os dispositivos ativos são capazes de enviar e receber dados, e podem se comunicar uns com os outros, bem como com dispositivos passivos. Smartphones são de longe a implementação mais comum de dispositivos NFC ativos, mas leitores de cartões de transporte público e terminais de pagamento por toque também são bons exemplos da tecnologia.
Como funciona?
Apenas como Bluetooth e WiFi, e todos os outros tipos de sinais sem fio, NFC funciona no princípio de enviar informações através de ondas de rádio. Near Field Communication é outro padrão para transições de dados sem fio, o que significa que existem especificações que os dispositivos têm que aderir a fim de se comunicar adequadamente entre si. A tecnologia utilizada no NFC é baseada em idéias antigas de RFID (Radio-frequency identification), que utiliza indução eletromagnética para transmitir informações.
Isso marca a maior diferença entre NFC e Bluetooth/WiFi, pois pode ser utilizado para induzir correntes elétricas dentro de componentes passivos, bem como apenas enviar dados. Isto significa que os dispositivos passivos não requerem sua própria fonte de alimentação, e podem ser alimentados pelo campo eletromagnético produzido por um componente NFC ativo quando este entrar em alcance, mas falaremos sobre isso com mais detalhes em outro momento. Infelizmente, a tecnologia NFC não comanda indutância suficiente para ser usada para carregar nossos smartphones, mas a carga de QI é baseada no mesmo princípio.
A frequência de transmissão de dados através do NFC é 13.56 megahertz, e os dados podem ser enviados a 106, 212 ou 424 kilobits por segundo, o que é rápido o suficiente para uma gama de transferências de dados - desde detalhes de contato até a troca de imagens e músicas.
A fim de determinar que tipo de informação deve ser trocada entre dispositivos, o padrão NFC atualmente tem três modos distintos de operação para dispositivos compatíveis. Talvez o uso mais comum em smartphones seja o modo peer-to-peer, que permite que dois dispositivos habilitados para NFC troquem várias informações entre si. Neste modo ambos os dispositivos alternam entre os estados ativo, ao enviar dados, e passivo ao receber.
Modo de leitura/gravação, por outro lado, é um modo de transmissão de dados de uma forma, onde o dispositivo ativo, possivelmente seu smartphone, se conecta com outro dispositivo para ler informações dele. Este é o modo usado quando você interage com um tag de anúncio NFC.
O modo final de operação é emulação de cartão, onde o dispositivo NFC pode ser usado como um cartão de crédito inteligente ou sem contato, a fim de fazer pagamentos ou tocar em sistemas de transporte público.
Você pode pensar que o NFC é um pouco desnecessário, considerando que o Bluetooth está mais amplamente disponível há muitos anos. No entanto, existem várias diferenças tecnológicas importantes entre os dois que dão ao NFC alguns benefícios significativos em certas circunstâncias.
O principal argumento a favor do NFC é que ele tem um consumo de energia muito menor do que o Bluetooth, até mesmo menor do que o novo Bluetooth 4.0 (também conhecido como Bluetooth de baixa energia). Isso torna o NFC perfeito para dispositivos passivos, como as etiquetas publicitárias que mencionamos anteriormente, pois eles podem operar sem a necessidade de uma grande fonte de energia.
No entanto, essa economia de energia tem alguns grandes inconvenientes. O mais notável é que o alcance da transmissão é muito menor que o do Bluetooth. Enquanto o NFC tem um alcance de cerca de 10cm, apenas alguns centímetros, as conexões Bluetooth podem transmitir dados até 10 metros ou mais a partir da fonte. Outra desvantagem é que o NFC é um pouco mais lento que o Bluetooth, transmitindo dados a uma velocidade máxima de apenas 424 kbit/s, comparado com 2,1 Mbit/s com Bluetooth 2,1 ou cerca de 1 Mbit/s com Bluetooth Low Energy.
Mas o NFC tem uma vantagem quando se trata de velocidade, conectividade mais rápida. Devido ao uso de acoplamento indutivo, e a ausência de emparelhamento manual, leva menos de um décimo de segundo para estabelecer uma conexão entre dois dispositivos, uma velocidade que só recentemente foi igualada pelo Bluetooth 4.0.
Artigos semelhantes
- Quais são as aplicações NFC mais populares para uso em um telefone celular?
- Como copiar o seu cartão NFC (para pagamentos ou banco) e colocá-lo em outro dispositivo NFC
- Um leitor NFC pode ser usado para acionar outro dispositivo por meio de uma tag NFC?
- Como é que os dispositivos NFC lêem os dados de uma etiqueta NFC?