Como é que os dispositivos NFC lêem os dados de uma etiqueta NFC?
Uma tag NFC consiste em um chip NFC e uma antena. O dispositivo NFC cria um campo de radiofreqüência que é transformado pela antena em uma corrente elétrica e assim alimenta o chip.
No topo deste campo de radiofreqüência o dispositivo NFC adiciona variações (modulação) que são filtradas (desmodulação) pelo chip do tag NFC em comandos e dados (por exemplo, leitura/gravação/bloqueio).
Para enviar informações para o dispositivo NFC o Tag NFC absorve mais ou menos energia do campo de radiofreqüência e o dispositivo NFC pode detectar essas variações e assim desmodulá-las para extrair as informações.
Esse é o processo técnico básico.
Num telefone NFC (ex. Galaxy S II) existe uma opção para "ligar" a função NFC. O que isso está fazendo é ligar o campo de radiofreqüência para detectar quaisquer tags NFC que possam estar próximas. Isso usa a energia da bateria e várias técnicas são usadas para economizar o máximo de energia possível, como ligar o campo de rádio, ver se uma tag responde, e se não desligar o campo de rádio por um curto período de tempo e tentar novamente mais tarde. A escala de tempo para isso normalmente é inferior a um segundo.
Então, desde que a função NFC esteja ligada, e a tela inicial esteja desbloqueada, então assim que você entrar no alcance (geralmente inferior a 4 cm) o processo de leitura da tag começa, e de acordo com o conteúdo da tag, o telefone irá lançar o aplicativo certo.
Este é o processo que faz do NFC a próxima melhor coisa na Interface do Usuário.