Você pode usar um telefone NFC como etiqueta RFID?
A especificação NFC faz com que cada dispositivo seja ao mesmo tempo um terminal ou um smart card. Muitos chips controladores NFC usados em aparelhos incluem um chip smart card que irá responder a um terminal de smart card sem contato. Tal cartão incorporado pode responder mesmo que o aparelho seja portado fora. Alguns desses controladores podem ser configurados para encaminhar um pedido de um terminal para o SO do aparelho, que então pode usar a Emulação de Cartão Host (HCE) para se conectar a uma aplicação em nuvem que emule o Cartão Smart Card. Ao agir como um Cartão Smart Card um controlador NFC suporta um protocolo de comunicação que é equivalente ao que está em segundo plano no padrão ISO/IEC 14443.
O padrão 14443 é na verdade mais antigo que o termo RFid e é usado tanto para Cartões Smart Card quanto para cartões de memória (seguros) somente. O RFiD é usado para endereçar uma gama de protocolos de comunicação e um intervalo de cartões, ou tags, com diferentes capacidades de processamento e armazenamento. Quando eu olhei para as especificações do NFC eu estava interessado apenas nos 14443 aspectos, então eu não posso dizer quais outros protocolos que agora estão sob o guarda-chuva RFID que ele também suporta.
Appart de ser suportado nas especificações do NFC, o controlador NFC no aparelho também precisa suportar ser configurado com uma resposta apropriada para um tipo particular de tag/cartão RFiD. O SO do aparelho também precisa dar acesso a essas funções de configuração do controlador NFC. Estas coisas podem ser maiores obstáculos para configurar o handset como RFiD Tag.
Basicamente não é o NFC que é a restrição, mas a funcionalidade do controlador NFC e o suporte do SO para aquele chip. Isso pode variar para cada tipo de aparelho.
Como um aparte interessante, testes de compatibilidade com os padrões apropriados foram feitos e mostra que a maioria dos aparelhos têm melhor desempenho como placa ISO/IECActib 14443 do que como terminal.