O que significa a etiqueta da NFC?
A tag Near Field Communication (NFC tag) é um adesivo ou pulseira com pequenos microchips que podem ser lidos por smartphones no alcance (dentro de 10 cm). A informação é armazenada nestes microchips. Ele tem a capacidade de enviar dados para outros telefones celulares com capacidades NFC. As etiquetas NFC também realizam uma variedade de ações, como mudar as configurações do aparelho ou lançar um website. A quantidade de informação armazenada em um tag NFC depende do tipo de tag, já que a capacidade de memória do tag varia de acordo com o tag. Por exemplo, uma tag pode armazenar um número de telefone ou URL.
NFC tags são dispositivos passivos, ou seja, eles não operam com energia própria e dependem do dispositivo que entra na forma de faixa que coleta as informações da tag. A informação está sendo transferida usando as ondas eletromagnéticas. O NFC contém bobina simples de fio e o dispositivo ativo (smartphone) é responsável por induzir corrente eletromagnética na bobina pela qual a tag é ativada e a informação é compartilhada.
As tags NFC comunicam-se utilizando os padrões sem fio ISO 14443 tipo A e B, que são o padrão internacional para cartões inteligentes sem contato, utilizados em muitos sistemas de transporte público.
Existem 4 tipos de tags NFC:-
Tag tipos 1 e 2 vêm com capacidades entre 48 bytes e 2 kilobytes de dados, e podem transmitir essas informações a apenas 106 Kbit/s. Estas tags são desenhadas para serem altamente rentáveis, e também podem ser reutilizadas se você quiser alterar os dados armazenados nelas. Estas tags podem ser reescritas, e também podem ser permanentemente bloqueadas, ou encriptadas, para que ninguém possa manipular os dados.
Type 3 usa um padrão diferente da Sony Felica, e pode transferir dados a 212 Kbit/s um pouco mais rápido. Estes tendem a ser usados para aplicações mais complicadas.
Type 4 é novamente somente leitura, mas tem uma capacidade de memória maior de até 32 Kbytes e velocidades de comunicação entre 106 Kbit/s e o máximo até 424 Kbit/s.
Image Source: google.com