Como funciona a NFC?
Near field communication, ou NFC para abreviar, é um offshoot de identificação por radiofrequência (RFID), com a exceção de que o NFC é projetado para uso por dispositivos próximos uns dos outros. Existem três formas de tecnologia NFC: Tipo A, Tipo B, e FeliCa. Todas são semelhantes, mas comunicam de formas ligeiramente diferentes. FeliCa é comumente encontrado no Japão.
Dispositivos que usam NFC podem ser ativos ou passivos. Um dispositivo passivo, como uma tag NFC, contém informações que outros dispositivos podem ler, mas não lê nenhuma informação em si. Pense em um dispositivo passivo como um sinal em uma parede. Outros podem ler a informação, mas o sinal em si não faz nada exceto transmitir a informação para dispositivos autorizados.
Active devices can read information and send it. Um dispositivo NFC ativo, como um smartphone, não só seria capaz de coletar informações de tags NFC, mas também seria capaz de trocar informações com outros telefones ou dispositivos compatíveis e poderia até alterar as informações na tag NFC se autorizado a fazer tais alterações.
Para garantir a segurança, o NFC frequentemente estabelece um canal seguro e usa criptografia ao enviar informações sensíveis, como números de cartão de crédito. Os usuários podem proteger ainda mais seus dados privados mantendo um software anti-vírus em seus smartphones e adicionando uma senha ao telefone para que um ladrão não possa usá-lo no caso do smartphone ser perdido ou roubado. Para mais informações sobre as especificações e diferentes formas de tecnologia NFC, veja o resto de nossas páginas de tecnologia.
>-----------------------------NFC Working--------------------------------->
NFC funciona usando indução magnética: um leitor emite uma pequena corrente elétrica que cria um campo magnético que, por sua vez, liga o espaço físico entre os dispositivos. Esse campo é recebido por uma bobina semelhante no dispositivo cliente, onde é transformado novamente em impulsos elétricos para comunicar dados, tais como informações de status de números de identificação ou qualquer outra informação. Os chamados 'passive' NFC tags usar a energia do leitor para codificar sua resposta, enquanto tags 'ativa' ou 'peer-to-peer' têm sua própria fonte de energia e responder ao leitor usando seus próprios campos eletromagnéticos.
Como RFID NFC funciona no espectro de radiofreqüência 13,56MHz usando menos de 15mA de energia para comunicar dados em distâncias que geralmente são muito inferiores a 20cm. Os tags normalmente armazenam entre 96 e 512 bytes de dados e transferem dados usando a velocidades de 106Kb/s 212Kb/s 424Kb/s ou 848Kb/s - o suficiente para mover pequenas peças de informação virtualmente instantaneamente como é essencial em aplicações de transporte de alto volume.
Interfaces NFC são definidas em um par de normas ISO e ECMA. A ISO/IEC 18092 / ECMA-340 define os modos de comunicação para Interface e Protocolo NFC (NFCIP) definindo modos de comunicação ativos e passivos e esquemas de modulação relevantes codificação de velocidades de transferência de quadros formato protocolo de controle de colisão de parâmetros de transporte e mais; a ISO/IEC 21481 / ECMA-352 define o NFCIP-2 que especifica os modos de comunicação para minimizar a interferência com outros dispositivos de cartão sem contato.
O suporte para esses dispositivos herdados pode ajudar a acelerar a aceitação do NFC: oferecendo compatibilidade com a ISO/IEC 14443 e cartões de pagamento sem contato Sony FeliCa, os novos dispositivos podem, quando suportados por software apropriado, interagir com milhões de leitores de cartões existentes; de fato, o modo de 'emulação de cartões' do NFC faz com que ele pareça um cartão sem contato convencional. Em uma nota relacionada, algumas operadoras exploraram o potencial de adicionar suporte de facto NFC equipando cartões SIM móveis com chips compatíveis com ISO/IEC 14443 que permitirão aos telefones executar aplicações de pagamento usando a infra-estrutura física existente.