O que são medidas de código e fase portadora no GPS?
Medição de código
Um receptor GPS determina o tempo de viagem de um sinal de um satélite comparando o "pseudo código aleatório" que ele's gera, com um código idêntico no sinal do satélite. O receptor "desliza" seu código mais tarde e mais tarde no tempo até sincronizar-se com o código do satélite's. A quantidade que tem para deslizar o código é igual ao tempo de viagem do sinal's. O problema é que os bits (ou ciclos) do código pseudo-aleatório são tão largos que são't perfeitamente sincronizados. Como resultado, as medidas do código são precisas ao nível do contador.
Source: GNSS Basic Observables
Medição da fase portadora
A medição da fase portadora é uma medida do alcance entre um satélite e um receptor expressa em unidades de ciclos da frequência portadora. Esta medição pode ser feita com muito alta precisão (da ordem de milímetros), mas o número total de ciclos entre o satélite e o receptor não é mensurável.
Uma boa analogia a isto é imaginar uma fita métrica que se estende do satélite ao receptor e que tem marcadores numerados a cada milímetro. Infelizmente, no entanto, o esquema de numeração volta a zero a cada comprimento de onda (aproximadamente 20 centimeters para o GPS L1). Isto permite-nos medir o alcance com muita precisão, mas com uma ambiguidade no número de ciclos completos da portadora.
Source: Gerando Medições de Fase Portadora
A medição da fase portadora é muito mais alta, portanto seus pulsos estão muito mais próximos uns dos outros e, portanto, mais precisos. O código pseudo aleatório tem uma taxa de bits de cerca de 1 MHz, mas sua freqüência portadora tem uma taxa de ciclos acima de um GHz (que é 1000 vezes mais rápida!) À velocidade da luz o sinal GPS de 1,57 GHz tem um comprimento de onda de cerca de vinte centímetros, então o sinal portador pode agir como uma referência muito mais precisa do que o código pseudo aleatório por si só. As medições da fase portadora são capazes de fornecer uma precisão ao nível milimétrico.
Source: Code-Fase GPS vs. GPS de fase portadora
Comparação das medições da fase portadora e do código na frequência L1
<
Artigos semelhantes
- Quando é que uma empresa em fase de arranque deixa de ser uma empresa em fase de arranque e passa a ser uma empresa normal?
- Como assistir todos os filmes Marvel da fase 1 à fase 3 em HD
- Quais são as diferenças entre Código de Máquina, Código de Byte, Código de Objeto e Código Fonte?
- Em termos leigos, o que é código de byte, código de montagem, código de máquina e código fonte?