O género MOBA está a morrer?
O gênero MOBA é na verdade muito mais inclusivo do que a maioria das pessoas imagina. O termo significa "Multiplay Online Battle Arena", com a primeira iteração (que eu conheço) começando no início dos anos 2000 como um mod para o jogo Warcraft 3 da Blizzard. Este foi o primeiro DOTA; eu me lembro com carinho, pois fui realmente terrível nele.Incluído neste gênero estão os Counter Strike: GO, Overwatch, Battleborn, DOTA 2, Smite, Heroes of the Storm, Team Fortress 2, League of Legends...a lista continua (embora alguns possam discordar de alguns itens desta lista, do ponto de vista técnico eles se qualificam). Um MOBA isométrico é intensamente diferente de um MOBA FPS em termos de jogabilidade, mas don't se enganam: os elementos centrais são os mesmos. Duas equipes de (aproximadamente) 5 jogadores se enfrentam em uma área controlada, disputando território e matando. A ênfase é sempre colocada no combate PvP, embora alguns se esforcem nos modos PvE, seja para treino ou para uma mudança de ritmo.
Com o recente surgimento do eSports no mainstream, os MOBAs estão se solidificando como um pilar fundamental. Muitos são livres para jogar, o que atrai um fluxo constante de novos utilizadores. Eu diria que os MOBAs estão a fazer tudo menos a morrer.
Artigos semelhantes
- A capacidade de escolher o gênero e o espectro de gênero conflitam de alguma forma com os esforços de igualdade de gênero?
- O que é melhor, o Google Pixel XL (1º gênero) ou o Google Pixel 2 (2º gênero)?
- A série de aparelhos Samsung Galaxy Note está a morrer e a diminuir ou está a cumprir a sua promessa inicial? Porquê ou porque não?
- O Pokémon GO está a morrer ou está apenas a nivelar?