E se a Time Warner, a Comcast e a Walt Disney se fundissem?
Se o governo permitisse tal fusão, ela combinaria:
Três grandes estúdios de cinema (Warner Bros., Universal e Disney)
Três redes de transmissão (ABC, NBC e Telemundo) e suas próprias e operadas estações de televisão. As leis actuais dos EUA limitam o número de estações de televisão que uma entidade pode possuir a duas por mercado. A menos que as regras mudassem, muitas dessas estações precisariam ser vendidas.
Mais importantes redes de cabo incluindo ESPN, HBO, CNN, TBS, TNT, EUA, E! e muitas outras. Também combinaria as propriedades esportivas da ESPN com a NBC Sports Group e Turner. Eles teriam o NFL Sunday and Monday Night Football, os direitos da NBC NHL e combinariam os direitos do Turner MLB e da NBA com os da ESPN. Além disso, há a cobertura de longa data da NBC dos Jogos Olímpicos.
A propriedade maioritária da Hulu, atualmente de propriedade da NBC, ABC, Fox, TimeWarner e outros investidores. A NBC é um parceiro silencioso como resultado da aprovação governamental da aquisição da NBCUniversal pela Comcast.
Adicionar isso à posição da Comcast como o maior fornecedor de sistemas a cabo e banda larga nos EUA. A adição dos propulsores a cabo da Disney e da Time Warner, especialmente ESPN e HBO, lhes daria uma tremenda vantagem em negócios de transporte com outros provedores de TV como Charter Spectrum, Altice, AT&T, Verizon, Google e outros. No entanto, pode ter um efeito contrário, uma vez que os outros sistemas de cabo podem rejeitar os termos da Comcast/Disney/TimeWarner e forçar taxas mais baratas ou iniciar redes concorrentes.
Isto nem sequer aborda o negócio mundial de parques temáticos da Disney.
Ultimamente, tal fusão colocaria tremendamente muito do conteúdo nos EUA sob o mesmo tecto, mas prejudicaria potencialmente a vantagem que a Comcast tem como o maior fornecedor de cabo/banda larga nos EUA.