Vale a pena comprar um monitor de 240hz?
Monitores de alta taxa de atualização foram criados para reduzir a cintilação nos monitores CRT. Com o advento dos monitores LCD, a utilidade mudou para reduzir o atraso e a latência da tela em aplicativos gráficos intensivos (videogames e vídeo). Se você é jovem e tem bons olhos, você pode ser capaz de ver uma diferença.
Novos monitores LCD são dispositivos rasterizados em vez de escaneados. Efetivamente, eles podem colocar toda a tela na tela de uma vez a partir da memória, muito mais rápido do que o vídeo pode "varrer". O gargalo com os monitores atuais está na placa gráfica e na interface. Um monitor de 240 Hz não lhe servirá de nada se a sua placa gráfica só puder gerar 30 quadros por segundo. Ele também não vai fazer muito bem se você estiver usando uma linha de vídeo composto padrão que é projetado para sinais de TV NTSC 60Hz.
O que um monitor de 240Hz pode fazer é processar o vídeo extremamente rápido para exibição. Isto pode ajudar a eliminar artefatos e ruídos e possivelmente ajudar na descompressão de formatos de vídeo comprimido. Em outras palavras, ele lhe dá o potencial de evitar muito lixo de tela, mesmo que não seja particularmente eficaz para reduzir a cintilação ou acelerar a taxa de quadros para vídeo de qualidade. Lembre-se, ele só pode exibir o que você colocar nele; então o lixo entra, o lixo sai.