Como os aparelhos equipados com microprocessadores podem ser controlados e ativados por dispositivos habilitados para web, como os smartphones?
Um aparelho precisa ser controlado remotamente requer duas coisas.
- um receptor
O receptor de rádio permite que o aparelho receba sinais de rádio. Quando os sinais são recebidos ele atua sobre eles, geralmente fazendo o que eles são comandos para fazer. - um transmissor
O dispositivo precisa ser capaz de falar com o controlador dizendo que o sinal foi recebido, e também provavelmente dizendo ao controlador que a tarefa foi concluída.
Aqui está um exemplo. Os interruptores de luz que eu tenho em minha casa são z-wave. Onda Z é um protocolo especial de comunicação que requer um hub para controlar. Eu tenho um hub do SmartThings conectado ao meu roteador wifi. Quando eu quiser que a luz se acenda, posso abrir a aplicação SmartThings no meu telefone e dizer ao interruptor para ligar. O hub então envia o sinal para o interruptor de luz da onda z e a luz acende.
Para ir um passo mais além, minha página inicial do Google também se conecta ao SmartThings. Quando vou para a cama à noite (nos próximos dez minutos) eu subo na cama e digo "Ok Google, boa noite" e nesse momento a Home do Google diz ao SmartThings que eu quero todas as luzes apagadas. O SmartThings Hub envia todos os sinais através da rede de ondas-Z dizendo para as luzes se apagarem.
Z-wave é apenas uma das muitas tecnologias que permitem que os dispositivos inteligentes se comuniquem. Minha irmã tem interruptores de luz baseados em wifi em sua casa e eles funcionam muito bem sem um hub para controlá-los. Possíveis inconvenientes para isso são muitos dispositivos em sua rede wifi, o que poderia causar downs lentos.
Artigos semelhantes
- O Echo Show e outros dispositivos habilitados para o Alexa fazem traduções ao vivo?
- Quais são as vantagens e desvantagens dos microprocessadores RISC?
- Por que as especificações dos aparelhos Apple são mais baixas do que as dos aparelhos Android no mesmo preço?
- A Disney subestimou a popularidade da Disney+ ou não estão equipados para lidar com o streaming como o Netflix?