Qual é a gama máxima de CDMA?
CDMA é um esquema de codificação e acesso (camada 2). O alcance pertence à área de radiação electromagnética (camada 1), e é independente do protocolo da camada 2 utilizada.
Basicamente, a radiação electromagnética como a utilizada na telefonia móvel é emitida através de uma antena. A potência de saída de uma porta de antena é limitada a 20 Watts (o que equivale a 46 dBm em linguagem de engenharia de rádio). A geometria da antena pode ser usada para moldar um feixe, que focaliza a radiação, e ganha alguns decibéis de potência emitida dessa forma.
No espaço vazio a radiação emitida é distribuída por uma esfera de raio D à distância D da antena. Como a esfera tem uma superfície [matemática]4\pi D^2 [/math]a densidade de potência desce por esse fator (ou seja, é inversamente proporcional à segunda potência da distância).
Para recolher a potência no lado do receptor é necessária uma antena receptora. Em princípio as antenas requerem e merecem um pouco de explicação, o que eu vou pular aqui para manter as coisas breves. Basta dizer que a antena cria uma abertura para coletar energia de radiação, e isso depende das dimensões físicas e do comprimento de onda (ou freqüência da radiação). Quanto maior a freqüência f, menos eficiente a antena (novamente com um fator [matemática]f^{-2})[/math]
Num ambiente terrestre há mais fatores que jogam no jogo:
>ul><reflexão das ondas nas superfícies criam interferências>li>sombra em obstáculos suaves ou firmesli>atenção através da água (ou paredes, árvores, e afins)li>curva de raios ao redor dos cantosp>Existem muitos modelos, ajustados a cada situação possível; basta dizer nesta resposta, que você tem que responder por aproximadamente [matemática]D^{-4}[/math] atenuação, dada a distância D e o comprimento de onda \lambda.Então sua radiação fica mais fraca quanto mais você se afasta da fonte. Mas ainda assim, recebemos ondas de rádio e luz da borda do universo, a cerca de 14 biliões de anos-luz de distância. Mas você pode ter visto as antenas gigantes usadas, e talvez tenha lido sobre tempos de exposição substanciais para pegar fótons suficientes para fazer uma imagem.
Um telefone celular tem uma unidade receptora que requer um certo sinal / força sonora para detectar um sinal utilizável. Enquanto o sinal está ficando mais fraco, o ruído permanece aproximadamente o mesmo, se não estiver ficando mais forte.
Então há um orçamento de ligação: energia emitida menos a sensibilidade do receptor, que é chamada de Perda Máxima de Acoplamento (MCL) pelos engenheiros. Ligando o MCL a qualquer um dos modelos de propagação, obtém-se o alcance da radiação.
Torres de células móveis podem irradiar até 30 km, com um resultado sensato. Ligações de backhaul de microondas em torres realmente altas perfazem até 80 km.
Em situação real a distância média torre a torre é de cerca de 1,7 km (~ 1 milha)
Se ultrapassar isso por uma ordem de grandeza, surgem novos obstáculos: terá de atender ao tempo de voo (em microssegundos) entre o aparelho e a torre, que não pode exceder a quantidade permitida pelas normas.