O que aconteceu às pilhas removíveis nos smartphones?
Aconteceu a ganância dos fabricantes. Eu sou engenheiro e nunca desenharia um produto que contivesse um componente de vida relativamente curta e que fosse difícil de substituir. A maioria dos fabricantes de telefones maximiza os lucros encorajando-o a substituir o seu telefone a cada dois anos ou mais. Eu não teria problemas com isso se o novo telefone fosse significativamente melhorado nesse curto espaço de tempo, mas esse não é geralmente o caso.Existem alguns argumentos válidos para uma bateria não substituível:
>ul>###li>Tamanho/peso - Um módulo de bateria substituível tem que ser empacotado para um manuseio seguro, de modo que proporcionar espaço no invólucro do telefone é mais difícil#li>Resistência à mobilidade/poeira - Proporcionar uma desmontagem fácil torna difícil manter a integridade do invólucro do telefone. (Eu tinha um relógio "à prova de água" que morreu de suor causando corrosão interna dos componentes eléctricos)<Ainda uso o último telemóvel Samsung que tem uma bateria substituível, o Galaxy S4. Agora está com a segunda bateria. Ele só agora está ficando velho, mas apenas devido à falta de suporte a atualizações de software, uma vez que ele utiliza o cartão de memória microSD para suporte a aplicativos na versão 5 do sistema operacional Android. Quando eu comprar um telefone novo eu vou encontrar um que permite a substituição da bateria e atualizações de memória (LG recente e telefone Motorola tem baterias substituíveis).
O mesmo problema existe em computadores leves. O meu Microsoft Surface Pro 2 era um computador maravilhoso até que a bateria interna falhou tornando-o um tijolo. O computador era tão difícil de abrir (ele, como muitos outros computadores foi montado com colas agressivas, assim como muitos fechos), que o conserto era impraticável. Meu novo computador (um Dell 2 em 1) pode ser desmontado removendo 12 parafusos, tornando a unidade flash, a bateria e a memória acessíveis para substituição/atualização. Sim, ele é um pouco mais grosso/pesado, mas eu não terei que jogar fora um computador de $1000 mais por causa do desgaste da bateria de $100.
Update: 29 de junho de 2020
Eu só tive que atualizar meu telefone, pois seu sistema operacional (Android 5) não era mais suportado por alguns dos meus aplicativos mais importantes. Comprei um "novo" LG-g5 que suporta o Android 8 e é o telefone mais recente que pude encontrar com uma bateria substituível e um cartão de memória. O legal de comprar um telefone modelo antigo é que ele só custou $130.
Artigos semelhantes
- Que pilhas AA têm pilhas com pilhas de botão?
- Porque é que os smartphones já não têm baterias amovíveis? Porque é que a maioria, se não todos, os smartphones têm baterias não removíveis?
- A tendência actual de baterias não removíveis em smartphones é suficientemente justa?
- As baterias não removíveis de smartphones são um exemplo de obsolescência pretendida?