Quais são as diferenças entre o Google Chrome OS e o MacOS?
macOS permite muito mais controlo do que o SO Chrome, mas com isso vem mais responsabilidade. Você pode executar aplicações desktop, ou você pode ir até a linha de comando Unix, e usar as ferramentas para fazer algumas coisas nojentas com o SO. Se você estiver interessado no desenvolvimento de software, você pode programá-lo. Da mesma forma, você pode criar e carregar sua própria mídia nele (texto, gráficos, fotos, vídeo).
A principal diferença é que em macOS, muitos softwares diferentes rodam no seu computador. Se você estiver rodando um processador de texto, ele está rodando no seu computador. Ele está usando o armazenamento em disco do seu computador para armazenar documentos, e seus drivers de dispositivos locais para imprimir documentos, e para carregar/guardar mídia de/para dispositivos externos, como seu telefone, ou câmera, ou unidade de polegar.
Se você quiser fazer edição de mídia (processamento de texto, edição de vídeo/áudio, edição de fotos, etc.)), você pode fazê-lo diretamente no seu computador, usando um software que está instalado nele, ou um software que você instalou.
Se você quiser olhar as fotos ou vídeos que você tirou, você conecta seu telefone ou câmera até o seu computador, e ele faz o download automático e permite que você os veja usando os aplicativos Photos ou iTunes. (dependendo da mídia). Da mesma forma, se você quiser carregar/guardar arquivos em armazenamento externo, você pode fazer isso, usando o que você pode conectar em uma porta (dependendo do modelo Mac).
Modern Macs podem fazer backup da configuração do sistema para o próprio serviço de nuvem da Apple, para que se algo acontecer com o seu computador, você possa recuperar essa informação. No entanto, você ainda precisa fazer o backup dos seus próprios arquivos. Eu não o usei, mas pelo que posso ver em System Preferences | iCloud, existe um serviço iCloud Drive onde você pode fazer o backup dos seus arquivos. Existem outros serviços de backup na nuvem lá fora. Eu uso um deles.
No Chrome OS, o único programa que você vê rodando no seu computador é o navegador Chrome. Um Chromebook é realmente o que eu chamaria de um terminal web. Tecnicamente, ele inicializa o Linux e depois o Linux executa automaticamente o Chrome, mas você não tem acesso a nada além do navegador Chrome. Ele não permite que você execute outras ferramentas/aplicações no computador. Você não tem acesso a uma linha de comando. Toda aplicação que você executa roda dentro do navegador pela internet, e é completamente dependente dos serviços da nuvem para executar aplicações. As capacidades dos aplicativos são limitadas ao que a tecnologia do navegador pode fazer.
Isso é um fator menos importante hoje em dia, mas se você quiser assistir a um filme em DVD, por exemplo, você não pode fazê-lo em um Chromebook, porque ele não suporta o carregamento de drivers de dispositivos. (Você também não pode fazer isso em um Mac, a menos que você conecte uma unidade de DVD externa, vendida separadamente). Não tenho certeza absoluta sobre isso, mas não acho que o Chromebook suporte armazenamento externo, como cartões SD e unidades de polegar. Você armazena tudo na nuvem e acessa qualquer coisa que você criou a partir dela a partir da nuvem, ou em armazenamento local temporário a partir de operações offline (falo sobre isso abaixo). Isto significa que você não tem que pensar em fazer backup de nada. Toda a sua informação já tem backup pelos serviços que utiliza.
Você não acessa a sua mídia através do seu computador. Se você tirar fotos ou vídeos, você tem que carregá-los para uma nuvem, ou serviço de mídia social que irá traduzir essa mídia em uma forma acessível na web, para que você possa vê-la no seu Chromebook.
Pelo mesmo motivo, você não imprime documentos usando o seu computador, com o sistema operacional Chrome. Em vez disso, se você tem uma impressora, você imprime usando um serviço "print-from-the-cloud", o que significa que a sua impressora seria configurada para receber documentos daquele serviço na nuvem. O Google Docs funciona com isto.
Pelo que entendi, o sistema operacional Chrome permite algum armazenamento local para operação offline. Assim, por exemplo, se você carregou, ou iniciou um novo documento com o Google Docs, e você se afasta de uma conexão de internet, você pode continuar editando seu documento no seu Chromebook, e você pode salvar cópias localmente nele, que você pode sincronizar com o Docs uma vez que você tenha uma conexão de internet de volta. No entanto, o meu entendimento é que a operação offline está limitada a trabalhar com a(s) aplicação(ões) que carregou da internet enquanto estava ligado a ela. Você não pode usá-lo como um Mac ou PC, e iniciar uma nova aplicação enquanto o computador estiver offline.
Artigos semelhantes
- Quais são os 5 melhores softwares de gravação de tela para Windows e MacOS para iniciantes em 2021?
- Porque é que o MacOS cresceu em popularidade até 2013 e desde então declinou?
- O Windows 11 será bom para a codificação em comparação com o MacOS?
- Tenho sido um utilizador de Windows toda a minha vida, e tenho medo de fazer a mudança para MacOS. Vale a pena?