Casa > P > Porque É Que Os Smartphones Modulares Falharam?

Porque é que os smartphones modulares falharam?

Economia de escala

S smartphones tradicionais são produzidos em centenas de milhares ou milhões de unidades. É por isso que eles são tão baratos quanto eles são. Os processos de fabricação são automatizados e as cadeias de fornecimento são otimizadas para as dimensões exatas do smartphone que está sendo produzido.

Os smartphones modulares não têm essa vantagem. Mais especificamente, as empresas fabricantes de módulos não têm esta vantagem. Todo o conceito de módulos é que eles atendem às demandas exclusivas de grupos de nicho de pessoas. Alguns querem uma câmera que possa competir com uma DSLR, outros ainda querem alto-falantes feitos pela BOSE. O problema é que o número de pessoas que estão dispostas a comprar cada um desses módulos únicos de câmera ou alto-falantes é dezenas de vezes menor do que aquelas dispostas a comprar o telefone real. Isto acaba por aumentar o custo dos módulos, uma vez que existe uma procura de apenas alguns milhares de unidades, em vez de milhões de unidades como no caso de um smartphone tradicional.

main-qimg-be98bbc2d21620e3c04ef5766289340a.webp

Customizabilidade é sobrevalorizada

Uma grande maioria das pessoas simplesmente não se preocupa o suficiente em ter o nível de personalização e controlo que um smartphone modular proporciona. Enquanto a comunidade tecnológica estava ficando gagá sobre os smartphones modulares, eles não conseguiram perceber que, para a maioria da população não técnica, o conceito de telefones modulares tinha pouca relevância.

Falta de colaboração e padronização

LG, Google, Motorola e um monte de outras startups, cada um tinha sua própria filosofia e perspectiva sobre como os telefones modulares deveriam funcionar e se assemelhar. Cada um tinha formas diferentes de conectar os módulos à estrutura central do telefone e módulos de diferentes formas e tamanhos. Isso significava que os módulos produzidos para um telefone não funcionavam para os outros. Se a JBL queria produzir alto-falantes modulares, ela tinha que projetar e fabricar diferentes para telefones de diferentes empresas. As próprias empresas de smartphones nunca fizeram uma tentativa concreta de padronização dos smartphones modulares.

Esta falta de colaboração e padronização matou o pouco alcance e oportunidade econômica que os telefones modulares tinham.

A colaboração e padronização entre as empresas líderes é extremamente importante na indústria eletrônica. Sem essa colaboração, ratificação em larga escala e consumo de leitores de CD/DVD, tecnologias sem fio como WiFi e Bluetooth e eletrônica periférica barata nunca teria sido possível. Inicialmente cada empresa tem sua própria visão para a direção que a tecnologia precisa tomar, mas eventualmente as empresas precisam se unir e estabelecer os padrões para a indústria.

Sem padronização, o crescimento da indústria e a aceitação em larga escala de uma tecnologia nunca poderão ser alcançados.

De Anderea

Como jogar um jogo de Scrabble contra uma IA :: Podes jogar as palavras ao contrário no Scrabble?