Como parar de tomar Xarelto em segurança
Você pode simplesmente parar de tomar o medicamento. Não há necessidade de um período de tempo para a medicação. Ele desaparecerá completamente em 2-3 dias.
Você precisa, no entanto, perguntar porque estava tomando o medicamento. NOACs como o rivaroxaban são normalmente utilizados para reduzir o risco de coágulos e se parar de tomar o medicamento, estará em maior risco de incapacitação ou doença fatal que poderia ter sido evitada.
Quando estou a trabalhar com pacientes, tento calcular a hipótese de eles terem um evento (digamos um AVC) prevenido pela medicação vs o risco de efeitos adversos como hemorragia. O que se segue é uma rápida análise de como eu calculo os benefícios relativos ou não do tratamento de pacientes com NOAC ou warfarin para AF e não é um conselho pessoal para você - use isto para informar a discussão com seu médico por todos os meios, mas por favor, discuta isto com um médico. Esta não é uma decisão que você deve tomar sozinho.
Esta é calculada usando dois escores:
CHA₂DS₂-VASc Score for Atrial Fibrillation Stroke Risk
HAS-BLED Score for Major Bleeding Risk
O primeiro determina a probabilidade de acidente vascular cerebral e o segundo a chance de sangramento. A hemorragia é 30% menor com NOACs do que com warfarin. (Dabigatran para prevenção de AVC na fibrilação atrial: o ensaio RE-LY.)
Begin calculando a pontuação CHADS2VASC e, em seguida, pegue a porcentagem anual de risco de AVC na FA da caixa da calculadora.
Então, calcule sua pontuação HAS-BLED que dá 2 resultados amplamente diferentes para a porcentagem, pois é uma pontuação menos bem validada. Não é possível saber qual é mais aplicável. Eu uso o número mais alto geralmente porque é uma questão de segurança, mas também calcular para o número mais baixo separadamente como é claro que ninguém quer perder o tratamento para evitar um AVC. Reduza esse número em 30% devido ao uso de NOAC em vez de warfarin.
P>Próximo você tem que calcular quanto tempo de vida é provável que você vai viver! Isto é difícil. Eu uso tabelas de períodos de vida que são publicadas em alguns países para calcular a esperança média de vida. Então eu faço malabarismo um pouco - se você parece jovem e está em condições acima da média de idade, eu vou adicionar um pouco mais. O oposto também é feito. Isto não é exatamente científico mas é o melhor que se pode fazer.
Finalmente você precisa calcular a probabilidade de você sofrer o evento em questão. Isto é feito usando cálculos simples de probabilidade. Resumidamente:
(1-(1-(risco percentual/100)^anos restantes para viver))*100 irá dizer-lhe a probabilidade percentual de um evento de risco percentual em anos restantes para viver. Efetivamente você aumenta a chance de NÃO ter o evento (1-(perentage risk /100) ) para a potência do número de anos. Isto diz-lhe a probabilidade estatística (de 0= sem chance a 1 = certo) de não ter o evento no determinado número de anos. Você então subtrai isso de 1 para dar a chance de ter o evento e multiplicar por 100,
Se a chance de um derrame é marcadamente mais do que a chance de um sangramento, então é claro que tomar o NOAC é uma boa idéia. O inverso também é verdade.
Se for uma coisa de corrida próxima, fica mais difícil. Você não pode evitar todas essas pancadas, por exemplo, e é impossível dizer com certeza qual é o benefício absoluto. O problema é que sabemos que a warfarina é melhor que a aspirina e sabemos que NOACS é melhor que a warfarina, mas nenhum dos dois foi testado contra nenhum tratamento - seria antiético fazê-lo. Isto significa que temos que extrapolar.
Warfarina versus aspirina para a prevenção de acidentes vasculares cerebrais relacionados à fibrilação atrial revisa os benefícios da warfarina. Ele aponta que a warfarina reduz o risco de acidente vascular cerebral em 64% e a aspirina em 22%, então um NOAC que é até 34% melhor do que a warfarina poderia ser esperado para reduzir o risco em 88% - 12% ainda terão acidentes vasculares cerebrais.
A comparação final então precisa ser entre a chance de ter um acidente vascular cerebral prevenido pela anticoagulação (para noacs, seu cálculo de risco * 0.88) ou uma hemorragia causada pelo tratamento (o seu cálculo da pontuação de hemorragia (*0,7 para NOACs) só você pode decidir se essa diferença é certa para você.
Se você realmente não quer tomar NOACs por razões de efeito colateral ou custo, então vale a pena perguntar ao seu médico se você poderia usar warfarina em seu lugar. Não é tão bom e você tem que fazer os exames de sangue, mas é muito mais barato. No entanto, para a maioria das pessoas um NOAC vale a diferença.
Artigos semelhantes
- Que medidas de segurança e backup se deve tomar antes de entregar um telefone Android para reparação?
- Quais são as principais diferenças entre segurança móvel e segurança web?
- Qual é a diferença entre a segurança da CompTIA e a segurança do CCNA?
- Como é começar a tomar medicamentos para TDAH/Ansiedade como adulto?