Como é que as telas sensíveis ao toque ainda funcionam com um protetor de tela?
Os ecrãs tácteis mais modernos em dispositivos como telemóveis e tablets são do tipo "Projected Capacitive", também chamado "PCAP".
Este tipo de ecrã táctil começa com uma camada de aterramento ou de referência na parte posterior da maior superfície. As duas camadas seguintes são as camadas condutoras X sense e Y Sense. Um controlador táctil fornece energia a estas camadas independentemente uma da outra para criar um sistema de intersecção de linhas carregadas, criando um efeito de campo capacitivo tridimensional. Ao tocar no ecrã com um estilete condutor, ou com o dedo, este campo é interrompido. Algumas intersecções têm agora uma perda líquida de corrente, ocasionalmente, algumas terão mais corrente. O controlador compara as mudanças de campo em cada intersecção e determina onde o evento de toque acontece.
Protetores de tela, desde que sejam feitos de vidro de baixo teor de ferro ou mesmo plástico, são normalmente suficientemente finos para que o controlador de toque ainda possa detectar as mudanças de efeito de campo quando você toca a tela.
Eu tenho trabalhado com design e construção de telas de toque por quase 19 anos, e tenho visto a evolução do PCAP ao longo deste tempo. Um dos meus testes favoritos para determinar a qualidade de um sensor PCAP e uma combinação de controladores é ver quantas folhas de papel comum ele irá trabalhar. Tipicamente, mesmo uma configuração PCAP de baixa qualidade irá funcionar através de pelo menos 2-3 folhas de papel, com o melhor funcionamento, no entanto, até 8-10.
Artigos semelhantes
- Como são diferentes as telas sensíveis ao toque capacitivas e resistivas?
- Por que os Macs não estão sendo construídos com telas sensíveis ao toque?
- Qual é melhor: protetor de tela de vidro temperado ou protetor de tela de plástico?
- Quão benéfico é um protetor de tela de vidro temperado sobre um protetor de tela normal para smartphones?