A Verizon ainda é CDMA com 5G?
Na verdade, o CDMA tem dois significados ligeiramente diferentes. Ambos são "não" para 5G-NR por si só.se você're usando "CDMA" como um nome curto para a tecnologia CDMA2000™ da Qualcomm&apos, o padrão celular 3G usado nos EUA pela Verizon e pela Sprint, então certamente a Verizon não está usando uma tecnologia 3G para 5G. Na verdade, a Verizon usa o padrão mundial LTE para 4G e o padrão mundial 5G-NR para 5G. Já faz mais de um ano que você poderia adicionar um novo dispositivo CDMA2000™ a uma rede Verizon, e eles pretendem pôr essa rede em funcionamento após 31 de dezembro de 2020.
Se você quer dizer "acesso múltiplo de divisão de código", a tecnologia de compartilhamento de canais usada pelo CDMA2000, a resposta é a mesma, mas isso'é um pouco mais complexo. A Verizon e a Sprint também usaram a tecnologia IS-95 de propriedade da Qualcomm&apos para suas redes 2G, também é baseada em CDMA. O padrão GSM para 2G usou duas alternativas, acesso múltiplo por divisão de freqüência (FDMA) e acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA). No entanto, quando o 3GPP (3rd Generation Partnership Project) implantou as tecnologias 3G para sistemas GSM, eles também usaram uma versão do CDMA. Basicamente, o 3G era todo CDMA, mas os dois sistemas ainda eram incompatíveis. Apenas a Qualcomm estava usando CDMA™.
Ok, portanto, aqui está uma coisa a ser entendida nessas siglas. A indústria de smartphones gosta de chamar essas coisas de "xxMA", onde MA = Acesso múltiplo. A maioria dos engenheiros em outras áreas, incluindo todos os caras do WiFi, chamam isso de M = Multiplexing. Eles são a mesma coisa... a idéia é que você tem que compartilhar as mesmas freqüências de rádio entre vários dispositivos. O WiFi usa o mesmo canal para downlink e uplink entre o ponto de acesso e o dispositivo. Todas as tecnologias celulares usam um canal para torre para telefone e um para torre para telefone. Mas são sempre concebidas para enviar dados para vários telefones no mesmo canal, ou receber dados de vários telefones no mesmo canal. Portanto, tem de haver uma tecnologia que permita este tipo de partilha, ou multiplexagem, do canal.
Long-Term Evolution (LTE) foi a grande vencedora entre as tecnologias 4G, e é utilizada pela maioria das operadoras, incluindo todas as operadoras dos EUA. A LTE utiliza a divisão ortogonal de frequência de acesso múltiplo (OFDMA) para transmissão torre a torre e SC-FDMA (aka, OFDM pré-codificado) para a transmissão telefone a torre. OFDM tem um alto PAPR (pico a potência média), o que significa que os transmissores têm que ter uma potência de saída bastante alta para atender ao pico de saída, mas em média, esse consumo extra de energia é um desperdício. No lado do telefone das coisas, uma menor potência de saída de pico na transmissão usando SC-FDMA foi uma escolha vencedora para um nível mais complexo de pré-processamento digital do sinal. Isto é em parte porque os primeiros telefones LTE usavam mais energia que os telefones 3G, mas com o tempo, eles evoluíram para usar muito menos para os mesmos dados transferidos.
O rádio 5G-NR está usando novas versões do OFDMA. Novamente, o downlink e o uplink são diferentes. A torre 5G-NR para modulação telefônica é chamada Cyclic-Prefix Orthogonal Frequency Division Multiplexing (CP-OFDM) forma de onda para transmissões downlink. Este é apenas um pequeno ajuste do protocolo LTE. A maioria dos aumentos de velocidade para 5G-NR vem do uso de larguras de banda muito mais largas, já que o WiFi aumentou a velocidade não só através de melhorias no protocolo, mas passando de 20MHz para 40, 80 e 160MHz de largura de banda de canal. Esta é a principal razão pela qual o 5G-NR, enquanto já está sendo desenrolado nas freqüências celulares clássicas (o grande push 5G-NR da T-Mobile está em 600MHz, Canal LTE 71), são as bandas >6GHz que oferecem uma enorme quantidade de largura de banda atualmente disponível.
Para o uplink, eles estão usando Multiplexação Ortogonal Discreta por Transformada de Fourier (DFT-s-OFDM). Curiosamente, enquanto você verá isso mencionado em todos os artigos 5G-NR, é basicamente apenas outro nome para SC-FDMA. As in the downlink, the uplink for 5G-NR is an evolution of LTE, not a wholly new thing.
Read More
DIfference between OFDM and CDMA
OFDM & Modulation " Electronics Notes
Artigos semelhantes
- Com a Verizon se livrando de suas torres 3G, os telefones 3G ainda funcionarão na Verizon?Artboard
- Um telefone sem CDMA desbloqueado vai funcionar com a Verizon?
- Por que a Verizon usa a tecnologia CDMA em vez do GSM?
- Os telefones desbloqueados de fábrica funcionam em CDMA, ou seja, Sprint, Verizon, bem como em redes GSM?