Por que a Verizon usa a tecnologia CDMA em vez do GSM?
Primeiro, porque a tecnologia CDMA (2G e 3G) é mais eficiente em termos de espectro do que a GSM (2G). Ou seja, os "bits por segundo por Hertz" foram superiores por um fator de 5 a 10.
Hence Verizon poderia suportar mais usuários (voz e dados) para cada Hertz de espectro que eles tinham, quando comparado com a abordagem GSM da AT&T (não foi até 3G UMTS - não GSM - que a eficiência do espectro se tornou comparável).
Segundo, CDMA (EIA-95 e EIA-2000) era totalmente compatível com implantações analógicas AMPS. Também utilizava o mesmo plano de controle de mensagens (ANSI-41). Assim, os telefones CDMA/AMPS dual mode eram a norma nos primeiros tempos, embora o protocolo CDMA exigisse chipsets celulares mais complexos e, portanto, telefones celulares mais caros.
Assim, a Verizon conseguiu fazer uma transição gradual de AMPS para CDMA em todos os EUA, incluindo a eliminação gradual dos telefones de modo dual relativamente lenta, e também lhes permitiu oferecer dados mais rápidos do que as tecnologias GSM (as tecnologias de dados CDMA 1xRTT e EV-DO usavam protocolos mais eficientes e larguras de banda mais amplas do que as tecnologias de dados GSM GPRS e EDGE).
Os predecessores da Verizon, ou seja GTE Mobilnet, AirTouch, BA Nynex, e AllTel foram capazes de fazer esta transição de AMPS para CDMA mais gradualmente.
OTOH, GSM requeria que toda a banda fosse usada para o seu protocolo de codificação sem compartilhar o espectro com AMPS - incluindo o uso de um protocolo de mensagens de plano de controle completamente diferente (GSM MAP) do que o usado para AMPS (ANSI-41) e CDMA.
Assim, a AT&T nos EUA teve de abandonar o AMPS (e o seu primeiro serviço digital ANSI-136 TDMA) no espectro em que implantaram o GSM. Isto é.., nunca houve qualquer compatibilidade GSM com AMPS ou ANSI-136 TDMA.
E igualmente importante, nunca houve nenhum telefone GSM/AMPS de modo dual (que eu saiba).
A escolha do CDMA pela Verizon - que durou mais do que as escolhas da ANSI-136 TDMA→GSM feitas pela Cingular (AT&T) - é a razão pela qual eles foram capazes de gastar menos em infra-estrutura e mais em compras de espectro adicionais, bem como aquisições de outras operadoras (a compra da AllTel).
Como resultado, a Verizon foi capaz de implantar mais espectro em todo o país, e é provavelmente uma boa razão para que eles tenham mais assinantes (140M) do que a AT&T (130M) nos EUA atualmente.
Side-bar:
BTW, o atual 3G HSPA da AT&T e T-Mobile é mais rápido do que o 3G EV-DO da Verizon e Sprint porque ele usa um espectro mais amplo de largura de banda (canais de 5 MHz em vez de 1.25MHz canais), mas a eficiência do espectro é muito semelhante.
Isso porque o HSPA também é um Protocolo de Múltiplo Acesso por Divisão de Código ... chamado W-CDMA devido às bandas mais largas utilizadas.
Artigos semelhantes
- Agora que a T-Mobile é dona da Sprint, eles irão converter o sistema Sprint para GSM ou operar tanto o GSM como o CDMA para sempre?
- Os telefones desbloqueados de fábrica funcionam em CDMA, ou seja, Sprint, Verizon, bem como em redes GSM?
- A Sprint usa GSM ou CDMA?
- Por que não existem telefones que contenham rádios GSM e CDMA tanto para voz como para dados (3G) para uso entre operadoras nos EUA?