Agora que a T-Mobile é dona da Sprint, eles irão converter o sistema Sprint para GSM ou operar tanto o GSM como o CDMA para sempre?
Sua pergunta: "Agora que a T-Mobile é dona da Sprint, eles irão converter o sistema Sprint para GSM ou operar tanto GSM como CDMA para sempre?"
(Importante ter em mente que o termo "GSM" significa "2G GSM", incluindo os serviços de dados de GPRS e EDGE, e o termo "CDMA" inclui "2G CDMA 1xRTT" e "3G CDMA EV-DO" ... para ser mais preciso.)
Agora, para a discussão ...
Desde que a T-Mobile está a parar o GSM (tal como a AT&T fez em 31 de Dezembro de 2016) num futuro próximo, não há absolutamente nenhuma razão para "converter" o sistema Sprint de "CDMA" para "GSM".
Por razões semelhantes, também não há razão para converter o sistema Sprint para 3G UMTS (incluindo o serviço de dados da HSPA), uma vez que isso também tem uma vida curta nos EUA - a AT&T e a T-Mobile (juntamente com outras pequenas operadoras) também estão desligando o 3G em breve!
Bottom line: A T-Mobile não vai manter o CDMA funcionando indefinidamente - todas as operadoras americanas que fornecem CDMA hoje (Verizon, Sprint, US Cellular, etc.) estão totalmente prontas com 4G LTE em todos os seus mercados, e agora estão implantando ativamente 5G como sua próxima geração de tecnologia.
Desde que o CDMA não é tão eficiente no espectro quanto o LTE, ele será desativado por todas as atuais operadoras CDMA - a verdadeira questão é "quando" e não "se"!
As operadoras precisam usar seu espectro muito caro para tecnologias mais eficientes no espectro como o LTE. Assim como a 5G, embora essa atualmente utilize a mesma codificação OFDMA que a 4G para a mesma eficiência de espectro ... existem inúmeras outras razões para as operadoras implantarem a 5G hoje.
Então, o que a T-Mobile fará é utilizar as implantações atuais de Sprint 4G LTE a 2.5GHz e 700MHz e 1900MHz frequências - que a T-Mobile não tinha - até que substituam 4G por 5G, provavelmente no final desta década.
E, como parte disto, eles vão parar o serviço Sprint CDMA em breve - as datas (eles já existem, a propósito) estarão fora muito em breve. Essas frequências Sprint CDMA a 700 e 1900 MHz serão convertidas para tecnologias mais recentes - provavelmente 5G dada a data de desligamento.
Também, a Verizon já anunciou que o CDMA será desligado em sua rede - as datas de desligamento CDMA 1xRTT e CDMA EV-DO são públicas em seu site. Nenhuma nova disposição foi permitida há muito tempo. As restantes portadoras de CDMA nos EUA (US Cellular, etc.) também anunciarão desligamentos em algum momento.
Artigos semelhantes
- Os telefones desbloqueados de fábrica funcionam em CDMA, ou seja, Sprint, Verizon, bem como em redes GSM?
- Por que não existem telefones que contenham rádios GSM e CDMA tanto para voz como para dados (3G) para uso entre operadoras nos EUA?
- Posso converter um SIM CDMA para GSM mantendo o mesmo número?
- Se o sprint e o TMobile se fundirem, serão GSM ou CDMA e qual é a rede superior?
- A Sprint usa GSM ou CDMA?