Quando é que o Full Dive VR da Sword Art Online se vai tornar realidade?
O problema de responder perguntas como estas (pelo que notei) é que as pessoas tendem a olhar para as coisas de uma, o que temos agora, perspectiva do mundo. Eu prefiro que o mundo seja uma fábrica "porque não". Você consegue imaginar tentar explicar como funciona uma televisão para um fazendeiro em 1900? Que tal um computador, quanto mais um smartphone ou a internet?
Gosto de confinar esta realidade com uma das minhas citações favoritas de Arthur C Clark - "Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia"
Como estamos agora 'Full Dive VR' encaixa-se bem nesta categoria, juntamente com o holodeck do Star Trek, e cerca de um milhão de outras invenções de ficção científica. Lembre-se que o telefone que você provavelmente está segurando na mão no dia a dia é mais avançado que o comunicador Star Trek que inspirou os celulares originais, e ordens de magnitude mais avançadas que os sistemas que levaram os astronautas Apollo à lua em 1969!
A potência computacional é um grande obstáculo. Os cérebros humanos, para nosso espanto às vezes, não agem como computadores. Eles não executam linhas de código para executar funções de uma forma ordenada, uma após a outra e depois repetem. Eles são uma mistura de sinais concorrentes de eletricidade fluindo ao longo de caminhos de sal dispostos ao longo de caminhos semelhantes, mas diferentes, com base em nosso desenvolvimento ao longo da vida. Assim, precisaríamos de um computador potente e "inteligente" o suficiente para descodificar a aparência aleatória da nossa contraparte biológica. Felizmente, graças à Lei de Moore, isso deve ser facilmente possível dentro da sua vida (assumindo que você provavelmente tenha cerca de 40 anos ou menos). Por volta de 2050-2060, se continuarmos a inovar como o fizemos e não nos destruirmos no processo, os computadores devem ultrapassar a capacidade humana de processar informação. Isso não é a mesma coisa que 'A Singularidade', que é onde essencialmente criamos vida artificial através do aumento do desenvolvimento da IA do computador, o que pode acontecer ao mesmo tempo, ou décadas mais tarde. Mas esse nível de poder computacional deveria ser mais do que capaz de lidar com um sistema 'Full Dive VR' que foi desenvolvido para ele. Se isso parece um pouco rebuscado, aqui vai um artigo bastante conciso sobre o aumento de 1 trilhão de vezes na potência de computação ao longo da última metade do século.
O próximo passo é colocar as experiências necessárias de volta ao nosso cérebro, conforme necessário para que o software e o hardware funcionem. Isso é um pouco mais de uma tarefa, pode ser feito em 10 anos, ou 100 anos, é difícil de dizer. A ciência médica não avança da mesma forma que o poder de processamento do computador, infelizmente. Se o fizesse, nós provavelmente não'nem sequer saberíamos o que era doença neste momento, a não ser nas lições de história. Nós somos, por falta de um termo melhor, moleques. Cada vez que pensamos que temos algo pregado em termos de compreensão, a natureza vem junto e mexe ainda mais conosco. Nossos cérebros têm todos aproximadamente as mesmas regiões, responsáveis por aproximadamente as mesmas funções, mas sua composição exata varia de pessoa para pessoa com base em dezenas de milhares de fatores, desde o que sua mãe comeu enquanto estava grávida, até os níveis de poluição na atmosfera de sua cidade natal, até como é o seu relacionamento com seus amigos durante o crescimento. Ainda assim, fizemos progressos notáveis na ciência neurológica. Tomemos por exemplo estes pesquisadores de Stanford que foram capazes de implantar alucinações no cérebro de ratos!
>p>Nos últimos 200 anos a tecnologia avançou mais rápido do que praticamente qualquer outro tempo na história da humanidade. Independentemente de devermos ou não criar a tecnologia Full Dive, essa é outra conversa inteiramente (mas sim! IMO), eu diria que a capacidade de criar tecnologia de mergulho completo segura e confiável como a vista no SAO está bem dentro das possibilidades nos próximos 20-100 anos!