Quem inventou realmente o SO cromado?
Deixe me colocar desta forma.
Milhares de desenvolvedores de código aberto contribuíram para o Linux, só para citar alguns: Dennis Ritchie, Linus Torvalds, Barry Kauler, e Richard Stallman.
Milhares de funcionários do Google contribuíram para as Google Apps que rodam no Chromebook. As equipes do Google Docs e do Gmail, em particular, foram fundamentais. Sem o seu trabalho e a aquisição do Writely, não teria sido possível construir um sistema operacional totalmente funcional sobre as aplicações web em 2006.
A equipe do Chrome escreveu um excelente navegador, construiu a porta Unix, e me deu assistência direta na compilação. Brian Rakowski (links para: /Brian-Rakowski) foi particularmente fundamental para facilitar meu acesso aos recursos do Chrome team's resources.
Mike Jazayeri juntou-se ao projeto em algum momento por volta de maio de 2007. Ele fez o trabalho do lado da PM, vendendo o projeto para Larry Page e outros executivos do Google, bem como organizando reuniões chave com os parceiros de hardware. Para além de mim, ninguém trabalhou mais arduamente para lançar o projecto.
Jeff Huber foi talvez o executivo mais importante. Ele oficializou o projecto e financiou o projecto com a contagem de cabeças pela primeira vez em 2007. Antes disso, era um "projeto 0%" que não tinha nenhuma alocação.] Ele também deu um grande feedback sobre o design geral.
Larry Page também deu um excelente feedback. Em particular, uma das principais prioridades de Larry&apos era o tempo de arranque. Se não fosse por isso, eu não teria priorizado isso como uma característica, porque eu pessoalmente estava muito mais focado na velocidade geral - não na velocidade de inicialização. Características chave como inicialização paralela e a inicialização quase instantânea do Chromebook saíram diretamente desse feedback.
Centenas de outros engenheiros do Google forneceram testes e feedback para o sistema operativo.
Reuni o trabalho de todos estes milhares de pessoas como um sistema operativo centrado no navegador, agora chamado "webtop".
No final, passei cerca de um ano e meio a escrever cerca de uma centena de revisões dos sistemas operativos - apenas 5 das quais foram publicadas em toda a empresa no Google. Acho que houve 3 patentes escritas em diferentes partes da tecnologia principal, parece que o Google só registou 2 dessas patentes. Por alguma razão, eles esperaram até 2009 para arquivar as patentes, embora a maior parte do trabalho tenha sido feita em 2006 e 2007.
Overall, foi uma grande experiência, particularmente trabalhar e apresentar a algumas das pessoas de topo da indústria de software, como Larry Page, Jeff Huber e Brian Rakowski, num projecto tão excitante.
PS. I'estou trabalhando em um livro sobre toda a experiência e os anos que se seguiram. Fique atento.