Quem realmente inventou a Internet?
A2A "Quem inventou a internet?" neste fórum é como ser colocado uma pergunta sobre filosofia política americana quando já existem respostas dadas por Thomas Jefferson e James Madison.
Com as muitas e grandes respostas aqui, deixe-me contribuir para esta resposta coletiva, oferecendo os nomes do que eu chamo de "nerds esquecidos" da internet e da World Wide Web.
Trabalhando no campo da tecnologia desde os anos 70, eu uso o termo geek no contexto do respeito e admiração pelas pessoas que eu descrevo. Amo a tecnologia e a história, e fico espantado com o pouco que as pessoas sabem sobre as grandes contribuições de J.C.R. Licklider e Vannevar Bush.
Vannevar Bush
No rescaldo da Segunda Guerra Mundial, procurando formas de garantir que todos os dados científicos e lições aprendidas não se perdessem, Vannevar Bush publicou um artigo mensal do Atlântico em 1945 intitulado "As We May Think". O artigo descreve a sua máquina teórica chamada "memex", que seria capaz de fazer ligações entre documentos. Muitas pessoas apontam o "As We May Think" como a mais antiga visão publicada do conceito de hipertexto. Bush trabalhou duro durante toda sua vida para fortalecer a relação entre governo, negócios e a comunidade científica.
O Simpósio de Vannevar Bush em outubro de 1995, celebrando o 50º aniversário de Vannevar Bush' o artigo "As We May Think", foi a derradeira convenção de geek. Muitos dos palestrantes do evento foram os pioneiros da tecnologia que pegaram a visão do hipertexto concebida por Vannevar Bush e a transformaram na forma atual do que agora chamamos de World Wide Web, como Ted Nelson, Douglas C. Engelbart, e Tim Berners-Lee. Outros palestrantes notáveis no evento incluíram o visionário da internet Bob Kahn e o pioneiro da computação Alan Kay.
O esboço dos dois dias do Simpósio Vannevar Bush no site do Instituto Doug Engelbart inclui links para os arquivos de vídeo do evento de 1995, disponíveis online no Internet Archive.
Saiba mais: 1995 Vannevar Bush Symposium
J.C.R. Licklider
Quando eu digo que uso o termo geek no sentido de respeito e admiração, ninguém melhor ilustra isso do que J.C.R. Licklider.
Licklider trabalhou em um projeto da Guerra Fria chamado SAGE (Semi-Automatic Ground Environment), um sistema de defesa aérea baseado em computador no MIT nos anos 50. No artigo "Man-Computer Symbiosis", publicado em 1960, Licklider descreveu o conceito que ele chamou de "Galactic Network", fornecendo um guia para décadas de pesquisa de computadores a seguir. Licklider trabalhou na ARPA de 1962 a 1964.
Em 1968, um ano antes do lançamento da ARPANET, Licklider foi co-autor de "O Computador como Dispositivo de Comunicação". O artigo de 1968 começa com a frase: "Em poucos anos, os homens serão capazes de se comunicar mais eficazmente através de uma máquina do que cara a cara".
Licklider'o artigo de Licklider descreve muitos dos conceitos comuns da internet que agora tomamos como garantidos.
A internet cresceu e prosperou como uma verdadeira colaboração entre o governo, as empresas e a comunidade científica, ao longo de muitas décadas. As ideias visionárias de Vannevar Bush e J.C.R. Licklider foram a inspiração para as muitas pessoas que as seguiram.