Casa > O > O Modo Noturno Contínuo Drena A Bateria Do Seu Celular Android Mais Rapidamente?

O modo noturno contínuo drena a bateria do seu celular Android mais rapidamente?

"O modo noturno contínuo drena a bateria do seu celular Android's mais rápido?"

Do link compartilhado eu entendo que "modo noturno" se refere à filtragem da luz (ou seja, reduzindo a saída de luz azul do visor), não à configuração do aplicativo em modo noturno (pedindo aos aplicativos para usar um tema escuro).

Para evitar confusão, deixe's chamar este recurso de "filtro de cores".

Se o filtro de cores drena sua bateria mais rapidamente depende de como você o usa, e do tipo de tela que você tem.

Veja, o que um filtro de cor faz é, ele modifica globalmente a cor e brilho de cada pixel para corresponder à sua configuração.

Simplificado, se o seu telefone desenhasse um pixel branco (=max vermelho, max verde, max azul), antes da saída para a tela o filtro modificaria este pixel para, ou seja, reduzir a cor azul e brilho geral.

Para que isto funcione uniformemente em toda a tela, o recurso geralmente faz o contrário: Ao invés de reduzir o azul, ele aumenta o vermelho e o verde, e então reduz a luminância geral de todas as cores. (Se ele apenas reduzisse o azul, o filtro não afetaria todos os pixels igualmente, ou seja, um pixel perfeitamente vermelho não tem porção azul, então ele permaneceria mais brilhante do que o pixel vizinho perfeitamente azul).

> E isso's onde o impacto é diferente, dependendo da tecnologia da tela.

main-qimg-533ce22de6ed981a71afa1e2c302b7a1

P>P>P>Em uma tela OLED, os subpixels vermelho/verde/azul em si criam a luz que você vê.

main-qimg-2792b1f36884e3536178873776d83cec

Reduzindo a porção azul de um pixel totalmente branco (novamente, vermelho máximo, verde máximo, azul máximo) significa em geral reduzir a luminância do subpixel azul (já que vermelho e verde já estão no máximo).

Mas no outro extremo, reduzindo a porção azul de um pixel perfeitamente azul, a tela terá que alimentar adicionalmente o pixel vermelho e verde, enquanto reduz a luminância do pixel azul.

Agora no smartphone OLED exibe o pixel azul é compartilhado entre vários pixels, enquanto cada pixel tem seu próprio subpixel vermelho e verde.

Assim, dependendo do tipo de imagem a ser exibida, o consumo de energia pode ser ligeiramente maior, igual ou menor.

  • Se a imagem for predominantemente branca e brilhante, o filtro de cores provavelmente reduzirá o consumo de energia e drenará menos a bateria.<
  • Aplicar o filtro em imagens escuras pode não ter nenhum impacto significativo na drenagem da bateria.
  • Em alguns casos o filtro pode causar um aumento no consumo de energia, pois pode ter que dirigir mais subpixels do que faria de outra forma.
>>p>LCD Display:

Um display LCD móvel tem uma única luz de fundo com um único brilho compartilhado entre todos os pixels. Cada pixel consiste então de um subpixel vermelho, verde e azul com filtro de cores e cristais que funcionam como uma "porta" para controlar quanto da luz colorida deve passar.

main-qimg-f73c5f4c73cbb7c78d6db827f4153034

Um pixel branco é criado abrindo completamente todos aqueles "portões" no subpixel vermelho, verde e azul, com todas as cores misturadas criando o branco.

Agora, aplicando um filtro de cores no pixel irá naturalmente controlar esses portões, não a luz de fundo em si (porque modifica individualmente cada cor). Isto significa, reduzir a porção azul do pixel branco significa reduzir a quantidade de luz que passa pelo subpixel azul.

Para o outro extremo, reduzindo o azul em um pixel perfeitamente azul, os portões para vermelho e verde serão abertos um pouco, enquanto o azul será fechado um pouco.

Tudo isso quase não tem impacto no consumo de energia, pois a maior fonte de energia, a luz de fundo, não é afetada por tudo isso.

(é também por isso que você pode usar um filtro de cores para tornar a tela mais escura do que o brilho-padrão permitido pelo deslizador: O deslizador de dispositivo controla a luz de fundo aplicada a todos os pixels, que tem seus limites mínimos para produzir branco adequado sem cintilar, enquanto o filtro de cor controla quanta luz os "portões" de cristal deixam passar)

No entanto, voltando ao pixel branco (o caso em que todos os "portões" estariam totalmente abertos): O filtro de cor está a reduzir a quantidade de luz a passar. Então a luminância total da imagem é reduzida bloqueando a luz de fundo de ser usada.

Agora, se você usar este filtro de cor o dia todo, você pode sentir que a tela está muito escura às vezes, então você aumenta o controle deslizante de brilho. Nesta condição você provavelmente aumenta o brilho mais do que faria sem o filtro (porque, como mencionado, o filtro está "engolindo" alguma luminância que a luz de fundo já produziu). Assim, sua escolha de brilho da tela agora aumentou o consumo de energia da tela, com agora mais luz sendo bloqueada pelo filtro.

Em resumo, para que o filtro de cores reduza algumas cores, ele precisa bloquear a luz de fundo de ser usada, tornando a tela mais escura.

Especialmente em dispositivos Premium com LCD há alguns métodos no lugar chamados de "luz de fundo adaptável ao conteúdo" (ou CABL) para reduzir esse desperdício de energia, ajustando toda a imagem junto com a luz de fundo para máxima eficiência. Portanto, em um dispositivo premium (ou seja, LG G/V-series, Sony Xperia Z/XZ-series, etc.) você pode não notar qualquer impacto de energia de um filtro colorido desse tipo. Mas em dispositivos mais baixos você pode experimentar um tempo de funcionamento da bateria reduzido, porque você pode aumentar o brilho médio do seu monitor para alcançar a mesma luminância de antes.

Tl;DR:

Depende. Você pode até mesmo economizar energia, mas a economia/drenagem pode não ser significativa.

De Korney Kimbrell

Eu moro no Reino Unido. Como sobreviveria à erupção de Yellowstone. Como isso me afectaria? :: Qual TV é melhor - uma Smart TV ou uma Android TV?