O que é isso que você nunca esquecerá na sua vida?
9/11. Eu vivia em Manhattan e era um médico que respondia. O que era quase tão horrível como o acto de terror indescritível era o despreparo de NYC. O WTC já tinha sido bombardeado e os perpetradores originais tinham jurado derrubá-lo. Rudolph Giuliani colocou o NYC Office of Emergency Management (OEM) no complexo do WTC. Foi-lhe dito para não fazer isto pela Polícia de Nova Iorque, FDNY, FBI e pelos Serviços Secretos. Todos eles recomendaram que o OEM fosse colocado no Brooklyn, que era facilmente acessível por helicóptero e barco. O último lugar onde eles queriam que fosse colocado era no WTC, um alvo terrorista conhecido. Mas Giuliani queria que o OEM estivesse no centro de NYC, perto da Câmara Municipal. As pessoas suspeitavam que a razão para isso era porque ele estava tendo um caso com seu diretor de comunicações e queria poder encontrá-la em um lugar onde as pessoas tinham que ter acesso de segurança. A sua esposa Donna Hanover tinha o hábito de aparecer na Câmara Municipal, onde o acesso de segurança não era restrito ao pessoal administrativo de topo. No 11 de Setembro, não tínhamos uma sede de emergência. Isto criou um desastre de comunicação sobre o desastre que já tinha ocorrido. Como não havia OEM para contactar para obter instruções, os socorristas simplesmente desceram para o WTC e muitos morreram quando os edifícios ruíram.
Então o prefeito e outros foram para o NYU Medical Center e montaram um centro de comando lá. Em poucos minutos houve rumores de um carro-bomba no estacionamento da NYUMC. Isso fez com que o prefeito e outros tivessem que sair, montando um centro de comando no Hospital Bellevue, ao lado. Em poucas horas Bellevue foi rebocada com cartazes desaparecidos, parentes de pessoas desaparecidas, mídia local, nacional e internacional. Pessoas que realmente não deveriam estar lotando um escritório de serviços de emergência durante uma catástrofe em massa.
Então, há o assunto das rádios. Rudolph Giuliani tinha dado um CONTRATO de $14M NO BID à Motorola para que os rádios substituíssem os antigos rádios FDNY que estavam funcionando mal à medida que envelheciam e que os edifícios cada vez mais altos estavam sendo construídos, interferindo com os sinais. Estes novos rádios NUNCA TESTEAM EXTENSIVAMENTE O CAMPO. Estavam em uso por apenas uma semana em março de 2001 e foram retirados de serviço por causa de falhas. O FDNY foi devolvido aos seus rádios antigos com defeito de funcionamento. No 11 de Setembro os FDNY utilizavam rádios ultrapassados que não funcionavam correctamente e centenas deles não ouviram a ordem de evacuação, resultando na morte destes bombeiros.
Não consegui entrar em contacto com ninguém como resposta médica. Havia uma linha telefônica de emergência que ficou inundada de idiotas ligando de estados tão distantes da Flórida. O governador pediu repetidamente que as pessoas parassem de ligar para o número em vez de abrir outro número de telefone (não por horas, pelo menos). Eu liguei para o meu antigo emprego (um hospital) que me disse para ir para o Beekman Downtown Hospital. Levei horas para chegar lá do centro de Manhattan porque o serviço de metrô tinha sido parado na 42nd Street, no lado leste. Não havia nenhum plano para conseguir médicos para o local de um desastre em massa.
Quando finalmente cheguei ao centro da cidade, as pessoas estavam sendo dirigidas por trabalhadores da construção civil e trabalhadores de cabine de trânsito. Ninguém mais estava dirigindo as pessoas. Eu aprecio a dedicação deles em ajudar a dirigir as pessoas em tal cenário de caos, mas esta era NYC, uma das cidades mais supostamente modernas do mundo. Não havia um policial na estação do metrô quando eu entrei ou saí do trem. Não havia um polícia na estação do metro quando entrei ou saí do comboio. Acabámos de ter um grande ataque. Qualquer outra coisa podia acontecer - carros-bomba, bombas em comboios de metro, em autocarros.
Devia ter havido um PLANO, especialmente porque já tínhamos passado por um atentado terrorista ao nosso edifício mais alto. Tínhamos passado por sequestros, um tiroteio no topo do Empire State Building - e esta era a melhor das grandes cidades do mundo que podia fazer?
A coisa toda foi uma vergonha. Eu estava trabalhando nos hospitais de NY há anos e foi uma revelação, não só o quanto estávamos despreparados, mas o quanto corruptos até o núcleo. Você pensaria que um prefeito cujo comportamento vergonhoso nos deixou sem o centro de comando de emergência de nossa cidade em seu pior dia, e deixou nossos bombeiros com equipamentos inadequados durante o pior desastre da história da cidade, seria expulso no dia seguinte. Em vez disso, Rudolph Giuliani foi declarado herói - o prefeito da América - por ter se comportado decentemente por 72 horas. Depois disso, ele voltou a ser o valentão, insultante, desagradável, egocêntrico que sempre foi e ninguém notou ou se importou.
Quero acreditar no céu e no inferno porque sei que Rudy Giuliani passaria a eternidade em um lugar muito quente. O caos depois dos ataques resultou em mortes desnecessárias de pessoas nos edifícios e nas ruas.
Artigos semelhantes
- Quais são as 20 coisas que você fez em um videogame mas que nunca tentou na vida real?
- Qual você acredita ser o sentido da vida e como você passa pela vida diária?
- Porque é que o corpo do Spartacus nunca foi encontrado? Como é que isso é possível? Há alguma prova histórica para provar quem o matou?
- Se eu carregar o meu iPhone duas vezes por dia, isso é bom para a minha bateria? Eu nunca deixo o meu iPhone ficar abaixo de 20%.