Que filmes e documentários te fazem questionar o que significa ser humano?
Eu acho que há's potencial para escrever um livro, ao responder a esta pergunta.
I'vou tentar ser breve aqui. Aí' há algumas sobreposições com os tópicos. E há alguns spoilers de filmes, mas você'provavelmente já viu a maioria deles de qualquer maneira.
Humans as animals & civilisation
Gostamos de pensar em nós como sendo diferentes dos outros animais, porque nós're civilizados. Mas na verdade, lá'é uma linha ténue entre civilização, e anarquia. Filmes como Lord of the flies sugerem que, uma classe cheia de meninos, se despejados em uma ilha e deixados à sua própria sorte, pode muito bem descer em comportamento animalesco e tribal.
There's também um filme britânico menos conhecido chamado Threads, que retrata a construção, o evento e o pós-evento de um ataque nuclear a uma típica cidade britânica: Sheffield, da perspectiva de pessoas normais. Onde, a civilização é levada pelo vento (embora a extensão dos danos permaneça pouco clara) e as pessoas tentam voltar aos métodos agrícolas.
Talvez um exemplo melhor é um filme de TV no Reino Unido chamado Blackout, onde há's um misterioso corte de energia, mas ninguém parece saber o que o causou, ou quanto tempo durará. 6 dias dentro, com prateleiras de supermercado vazias, saques, assassinatos e um cara normal prestes a matar alguém por alguma comida, de repente a energia volta. A nossa civilização está completamente dependente da electricidade e do combustível que a gera. O nosso domínio da civilização pode ser mais ténue do que gostaríamos de pensar.
Humans como máquinas (conscientes)
Se um andróide ou máquina, alcança a consciência, qual é realmente a diferença entre ela e nós? O Blade Runner é provavelmente o melhor para explorar esta ideia. Mas nesse filme, eles'estão apenas tentando sobreviver. Para levar isso mais longe, e se eles pudessem se reproduzir? Como na Matrix, e no Terminator. Então eles têm o potencial de fazer sociedades inteiras, que naturalmente teríamos que competir com a nossa para sobreviver.
Humans são máquinas, cujo propósito é sobreviver e reproduzir-se. Quase tudo o que fazemos é direta ou indiretamente em busca de uma dessas duas coisas. Para transmitir os padrões dos nossos genes. Ou uma consequência de traços herdados que funcionaram para os antepassados no passado. We're produtos da evolução.
Or, para ver isto de outra forma, e se os humanos pudessem ser mudados, tais como comportar-se como máquinas? Ou substituídos por máquinas? Filmes como o "Stepford Wives" exploram esse medo, que os homens não'não se importam com a pessoa dentro de suas esposas, eles só querem X, Y, Z e isso'é isso. Ou, no Star Trek, como no Borg. Que é o comunismo levado ao extremo mais longe possível. De alguma forma perdemos o nosso sentido de si, individualismo ou consciência, e ainda assim os nossos corpos continuam a andar, a falar, etc.
>img src="https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-4a4f3afbec174dc82683d80e4a713cf0.webp">">
Imagem de mim e de um amigo, hoje cedo. Só estou a experimentar os nossos novos fatos de banho. I'tenho a certeza que as senhoras vão apreciar os nossos esforços para parecer elegantes!
>br>Humans como produtos do nosso ADN
Naturalmente, queremos encontrar o melhor companheiro, ou parceiro. E se você tivesse acesso a um resumo da sua composição genética? Como em Gattaca, então você poderia levar em conta fatores como: longevidade, inteligência e outros traços desejáveis, que não são realmente necessários, como não careca prematuramente. Você poderia decidir antecipadamente se quer que seu filho nasça, com base na (sua interpretação da) "qualidade" do DNA da Gattaca's. E estimativas das chances de vida da criança's.
Nós'não fomos concebidos para viver neste mundo, com esta tecnologia que nós próprios criámos. Embora, quem's diga que a crueldade & frieza da mãe natureza & seleção natural são melhores?
Filmes como Gêmeos (talvez não seja o melhor exemplo), explore a idéia da engenharia genética, tentando escolher o melhor DNA humano, para fazer o melhor humano possível. Talvez esta secção deva ser renomeada: Capacidade humana de abusar da tecnologia.
Capacidade humana de enganar
Na evolução, a vontade de enganar pode significar a diferença entre a vida e a morte. Para usar novamente, o exemplo de Gattaca, o protagonista não é geneticamente perfeito, mas ele está disposto e capaz de enganar o sistema. Assim permitindo que o gene da trapaça + o seu ADN "imperfeito" sobreviva.
Humans como criaturas sociais
Filmes como o Castaway ilustram, que ficamos um pouco loucos se deixados em isolamento por um longo período. We'não fomos feitos para isso.
Um exemplo interessante está em Watchmen, o personagem do Dr. Manhatten, que se torna tão poderoso, que ele acha cada vez mais difícil se relacionar com pessoas normais. We're não foi concebido para esse tipo de poder. We're também não foram concebidos para lidar com a imortalidade. Como em Entrevista com o vampiro, lá'é um pouco onde o personagem principal está preso em um caixão e enterrado. Ele sobrevive porque ele's é imortal. Mas nós'não fomos desenhados para ficar isolados do nosso ambiente dessa maneira. Nós somos um produto do nosso ambiente, não somos independentes dele. Nenhum homem é uma ilha!
Política Humana
Naturalmente, formamos em grupos. Naturalmente, esses grupos teriam um líder. It'é melhor se você tiver alguém que seja capaz de tomar decisões em nome do grupo como um todo. Mas nós também somos egoístas, por isso há's potencial para problemas aqui. Nós desejamos poder. O desenho animado (e livro) de Animal Farm ilustra muito bem isto. Na verdade, ele faz uma série de pontos sobre a natureza humana, incluindo a capacidade de as pessoas seguirem cegamente o que uma forte figura líder diz, independentemente da lógica, e de a história se repetir.
Também, eu posso't pensar num filme que ilustre isto, talvez a Dama de Ferro? Mas as pessoas que estão no poder há 10 anos + começam a ficar um pouco distantes das pessoas normais, e se tornam um pouco engraçadas. Acho que as pessoas gostam de conhecer os limites, ou testar os limites daquilo com que se podem safar. Se você'está no poder, isso'é potencialmente uma situação ruim.
>br> Acho que há muitas maneiras diferentes de interpretar o que significa ser humano, artisticamente. E os vários aspectos da natureza humana. Talvez a vida seja apenas um sonho. Ou, o mundo é um palco, e as pessoas, meros actores. Ou a vida é apenas um jogo? Escolhe tu. Então, como eu disse, alguém pode escrever um livro sobre estas coisas, por favor? Como Lumbergh do Office Space poderia dizer: "That'seria greeaat... thaaaanks."