Como funciona o toque em smart phones?
Telas de toque em um Nutshell
Embora as telas de toque estejam se tornando cada vez mais populares, elas não são de forma alguma uma nova invenção. A primeira tela sensível ao toque foi inventada nos anos 60, e passou por muitas mudanças e iterações para se tornar a tela sensível ao toque que usamos hoje.
As telas sensíveis ao toque não estão limitadas a smartphones e tablets, elas estão literalmente em toda parte; desde máquinas ATM, terminais de ponto de venda e sistemas de navegação, até consoles de jogos e até touchpads em laptops. As telas sensíveis ao toque estão aparecendo em todos os lugares, e estão lentamente tomando conta de nossas vidas, então o mínimo que podemos fazer é saber um pouco mais sobre como elas funcionam!
Tela sensível ao toque capacitiva
Ao contrário da tela sensível ao toque resistiva, que depende da pressão mecânica feita pelo dedo ou pelo estilete, a tela sensível ao toque capacitiva faz uso das propriedades elétricas do corpo humano. Uma tela capacitiva é geralmente feita de uma camada isolante, como o vidro, que é revestida por um material condutor transparente no interior. Como o corpo humano é condutivo, o que significa que a eletricidade pode passar através dele, a tela capacitiva pode usar essa condutividade como entrada. Ao tocar numa tela capacitiva sensível ao toque com o dedo, você causa uma mudança no campo elétrico da tela.
Esta mudança é registrada, e a localização do toque é determinada por um processador. Isto pode ser feito por várias tecnologias diferentes, mas todas elas dependem da alteração eléctrica causada por um leve toque de um dedo. Esta é a razão pela qual você não pode usar uma tela capacitiva enquanto estiver usando luvas - as luvas não são condutivas, e o toque não causa nenhuma alteração no campo eletrostático. O mesmo se aplica aos estiletes não capacitivos.
Desde que as telas capacitivas são feitas de uma camada principal, que está constantemente a ficar mais fina à medida que a tecnologia avança, estas telas não só são mais sensíveis e precisas, como a própria tela em si pode ser muito mais nítida, como se vê em dispositivos como o iPhone 4S. E, claro, telas capacitivas de toque também podem fazer uso de gestos multi-toque, mas apenas com o uso de vários dedos ao mesmo tempo. Se um dedo estiver tocando uma parte da tela, ele não será capaz de sentir outro toque com precisão.
Artigos semelhantes
- Why are Apple smart watches so expensive? Are they really worth to buy? Can we just manage it with smart phones?
- Consegue visualizar o espelho directamente de um smart phone LG G6 para um smart TV Samsung ou só funciona com um LG TV?
- Which are the best smart phones under 10000 with 3GB RAM?
- Você tem alguma opinião sobre os smart phones Vivo?