Como era a vida diária antes de quase toda a gente ter telemóveis?
Aqui é a Avó. :) Crescendo no final dos anos 50 e início dos 60, a vida era grandiosa sem telemóveis. Muitas pessoas não tinham telemóveis/telefones em casa quando eu era jovem. Dependendo de onde vivia e dos tipos de vizinhos que tinha, seu telefone podia ser um lugar de encontro para outros que não tinham telefone. Os números de telefone de parentes/docentes/etc. podem estar escritos na parede ao lado do seu telefone, para que você possa contatar aqueles necessários em caso de emergência.O primeiro telefone que usei foi na casa dos meus avós, Era um tipo de parede que tinha um auricular que você usava enquanto falava para a frente do telefone onde estava o bocal. Aquele telefone estava numa linha de festa, o que significava que provavelmente alguém estava a ouvir a sua conversa enquanto você falava com quem quer que fosse que você ligasse. A avó sempre segurava um dedo nos lábios enquanto ouvia as conversas dos outros.
Você tinha a liberdade de não se preocupar com chamadas menores, já que o telefone raramente era usado, a menos que um assunto importante estivesse à mão. Mesmo assim, um telefone pode não estar disponível.
Quando eu era criança, eu estava envolvida num acidente causado por um motorista bêbado. As pessoas, que testemunharam o acidente, me levaram para sua casa para deixar minha mãe usar o telefone para chamar um médico, enquanto eu observava com toalhas presas à minha cabeça para estancar a hemorragia. (Também não havia ambulâncias na área, naquela época). Depois de encontrar um médico, fui levado ao seu consultório. Lá, enquanto ele fumava um charuto, ele prendeu-me a cabeça e tratou de outros ferimentos. Sem anestesia. Foi uma época diferente.
Uma das promoções usadas, na nossa área, foi o concurso "Pepsi, por favor". Para ganhar uma caixa de Pepsi (as garrafas de vidro então fabricadas), era preciso atender o telefonema deles com as palavras "Pepsi, por favor?" em vez de dizer o habitual, "Olá". A minha avó ganhou, e ficou eufórica. Essa caixa de Pepsi durou décadas, já que não bebíamos muito refrigerante naquela época.
Os telefones pagos eram divertidos. Em vez de receberem o dinheiro para ligar para casa depois dos jogos de bola no liceu, as pessoas "ligavam a cobrar". Isso poupava o seu centavo. Perguntou-se ao destinatário da chamada se eles aceitariam a chamada de (seu nome foi indicado). O destinatário recusava, depois ia até à escola buscar-te depois do jogo.
A maior parte dos nossos dias estavam cheios de trabalho ou jogo, leitura, escrita, fazer coisas em vez de comprar coisas, e uma sensação de não ser realmente urgente sobre a maioria dos acontecimentos. Ao invés de receber um telefonema para nos informar sobre os acontecimentos na área, muitas vezes ouvíamos falar dos acontecimentos por boca a boca. As pessoas passavam informações nos correios, nas funções da escola e na mercearia. Aqueles que tinham televisão, mantinham os outros informados sobre os acontecimentos na nação em geral. Artigos de jornal seriam discutidos.
Ninguém teria sonhado em visitar outra pessoa, enquanto continuasse a falar ao telefone. Isso teria sido visto como extremamente indelicado. Ninguém teria levado um telefone para a mesa enquanto jantava. Mais uma vez, extremamente grosseiro. Se alguém ligasse durante a hora da refeição, o telefone seria atendido, mas se não fosse uma emergência, a pessoa que ligasse seria avisada para ligar de volta em outra hora. A maioria das pessoas evitava ligar para alguém durante o horário da refeição, ou após certas horas à noite.
Crianças, a menos que os filhos das crianças extremamente ricas ou muito indulgentes, não tivessem telefones para usar. Não havia aplicações para crianças, ou para adultos. Se uma criança podia usar um telefone para falar com um amigo, muitos pais tinham um cronômetro de três minutos colocado ao lado do telefone. Quando os três minutos acabaram, seu tempo para usar o telefone estava terminado.
De muitas maneiras, era mais fácil, mais calmo e mais satisfatório não ter telefones celulares. :)
Artigos semelhantes
- Qual você acredita ser o sentido da vida e como você passa pela vida diária?
- Porque é que toda a gente na televisão segura uma lanterna por cima da mão?
- Porque é que toda a gente está tão interessada em arranjar um emprego no Google?
- Porque é que toda a gente odeia os Beats by Dre? Eles são assim tão maus?