O RTX 2060 vale a pena em 2020?
Se os rumores sobre a próxima geração de cartões Nvidea baseados em "Ampere" forem verdadeiros, então nenhum dos cartões RTX vale a pena em 2020. A grande característica da série RTX é suposto ser o traçado de raio em tempo real. No entanto, nas cartas da actual geração, os jogos que suportam o ray tracing têm um FPS mais baixo quando se liga o RT do que quando não se liga. É como se o RT fosse um gargalo dentro da própria carta.
Se acreditar nos rumores, então a próxima geração de cartas baseadas em "Ampere" a performance do RT foi massivamente melhorada ao ponto de os jogos com RT funcionarem à mesma velocidade com RT activado e com RT desactivado. Há mesmo a sugestão de que com o RT habilitado, o RTX 2080 ti só funcionará tão bem quanto o RTX 3060 da próxima geração ou qualquer que seja o modelo base que acabe sendo chamado. No entanto, com o RT desligado, o RTX 2080 ti irá trounçar o 3060.
Se tudo isto for verdade ou alguma aproximação, então significa que as características de traçado de raio em tempo real das cartas RTX da actual geração são mais parecidas a uma demonstração tecnológica do que a uma característica utilizável. Quando a próxima geração é lançada e assumindo que a tecnologia AMD RDNA2 nas consolas da próxima geração e GPUs Radeon está num nível semelhante, então significa que os jogos desenhados para o hardware da próxima geração provavelmente precisarão de placas gráficas da próxima geração para serem jogáveis com RT activada. Em resumo, as características RT das placas de geração atual precisarão ser desabilitadas para obter uma taxa de quadros decente a menos que você tenha uma 2080 Ti.
Isso significa que se você desconsiderar as características de traçado de raio da série RTX de placas gráficas então elas não mais se comparam favoravelmente às placas AMDs 5600 XT e 5700 XT no meio-termo. Se você quer características de traçado de raio então espere até que os GPUs "Ampere" sejam liberados £350 (ou equivalente local) vai lhe dar muito mais ray tracing bang para o seu buck com as placas da próxima geração do que a atual-geração.