A temporização por engrenagem é melhor ou pior do que a temporização por corrente ou correia?
Como na maioria das coisas que têm formas diferentes de configurá-las, não há "melhor ou pior". Cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens.
As correntes acionadas por engrenagens tendem a ter problemas com as engrenagens (na verdade rodas dentadas) usando o suficiente para retardar efetivamente a temporização do eixo de comando. Alguns sistemas de acionamento por corrente usam um tensor de corrente para manter a sincronização do eixo de comando, mas os tensores tendem a se desgastar resultando em correntes tão soltas que acabam pulando os dentes nas engrenagens, causando sérios danos nos motores de interferência. Correntes temporizadas podem ser encontradas em todos os tipos de motores automotivos.
Cintos temporizadores têm uma vantagem no departamento de ruído. As correntes tendem a ser ruidosas, as correias são capazes de absorver os ruídos. As correias sincronizadoras têm uma vida útil especificada e devem ser substituídas no momento especificado para evitar qualquer dano interno do motor. Tal como acontece com as árvores de cames accionadas por corrente, as correias de sincronização podem ser encontradas em todas as configurações do motor. As configurações que requerem correias de transmissão de longo comprimento geralmente não são configuradas para suportar as correias, embora.
Os eixos de comando de válvulas acionados por correntes fornecem a transmissão mais precisa ao longo da vida útil do motor. Normalmente não há necessidade de manutenção do acionamento da engrenagem. Os acionamentos por engrenagens tendem a ser os mais ruidosos de todos os acionamentos por cames diferentes. Isto é devido à folga das engrenagens. As engrenagens de corte reto ou de esporão sempre terão uma folga ou folga muito pequena entre as engrenagens. A Honda criou uma forma engenhosa de reduzir ou até eliminar esta folga das engrenagens. A Honda pegou numa das engrenagens (pinhão) e partiu-a. Em seguida, eles pegaram aquelas engrenagens finas e ranhuras usinadas em ambas as engrenagens com uma engrenagem ligeiramente avançada e colocaram molas helicoidais naquelas ranhuras usinadas. Esta engrenagem de duas peças agora tem dentes que pareciam estar desalinhados. Uma vez que essas engrenagens foram inseridas no conjunto de acionamento da engrenagem, essa engrenagem eliminou a folga e ajudou a reduzir o "guizo" dos acionamentos de engrenagem. As engrenagens foram utilizadas em automóveis de produção, incluindo motocicletas. Durante décadas, a GM utilizou eixos de comando de engrenagens em seus motores de 6 cilindros em linha. A Honda tem usado árvores de cames acionadas por engrenagens em seus motores V4 a partir de 84 na VF1000R na Europa, em 85 na VF1000R na América do Norte, seguida pela VFR750 em 86.
Quem é melhor, só pode ser definido por opinião. Não há uma forma factual de determinar qual é superior. Pessoalmente eu prefiro o acionamento por um par de razões, facilidade de instalação e durabilidade. O meu segundo motivo na verdade nega o meu primeiro motivo, embora a durabilidade remova a necessidade de instalação. Eu gosto do som de um 99 VFR800 com um escape Staintune.
Artigos semelhantes
- O que acontecerá quando uma engrenagem maior aciona uma engrenagem pequena?
- Como é que um dispositivo móvel calcula exactamente a corrente (não confundir com a corrente de alimentação) e a capacidade máxima da bateria?
- Como podemos converter uma corrente alternada trifásica em uma corrente alternada monofásica?
- Qual é a diferença entre uma corrente de 5A a 2V e uma corrente de 2A a 5V? Estou curioso porque eles fornecem a mesma potência.