Os aparelhos de rastreio de aptidão física vestíveis são uma necessidade ou apenas um brinquedo?
tl;dr: Os aparelhos de Fitbit podem parecer brinquedos agora, mas definitivamente desempenharão um papel fundamental na vida mais feliz e saudável.
Acredito que a subida e consequente descida do stock de Fitbit reflecte o que os consumidores sentem sobre se os aparelhos de Fitbit são, de facto, brinquedos ou necessidades.
Originalmente, os artigos de vestuário foram tocados como o caminho mais rápido para um estilo de vida mais saudável; se conseguir compreender os passos que dá todos os dias e o seu ritmo cardíaco, então esse conhecimento levará rapidamente a um exercício mais eficaz.
E as pessoas estão totalmente convencidas disso! Amarrar aquelas pulseiras foi uma sensação de poder.
Aumento do IPO do Fitbit parecia substanciar estas ideias. Os artigos de desgaste são o futuro e o Fitbit estaria a liderar o caminho! O preço de suas ações subiu 40% nos dois primeiros dias de negociação.
Eventualmente, os consumidores pareciam azedar com a idéia de uma pulseira cara que contava passos, com mais de 70% das pessoas que compraram Fitbits nos primeiros três trimestres de 2014 relatando não usar seu aparelho até o final do ano.
A indústria de calçados está em fluxo desde então, com a venda de Pebble's fireesale acontecendo há algumas semanas, depois de ter sido avaliada em quase 20x o seu preço de venda final. Acho que os consumidores estavam finalmente percebendo que as métricas de vaidade como freqüência cardíaca e contagem de passos não eram tão úteis quanto pareciam.
Para ser claro, acredito firmemente que em breve os usáveis serão mais necessários do que os brinquedos. Aqui está porque:
<- Os dados de saúde serão mais perspicazes (já são). Onde a primeira onda de tecnologia wearable foi limitada a simples métricas de saúde como freqüência cardíaca e contagem de passos, a próxima geração de wearables estará usando cada vez mais a tecnologia de grau clínico que fornece aos usuários insights sobre HRV, saturação sanguínea, etc.
- Mais wearables serão usados. Se você tiver analisado algum dos produtos na CES este ano, você terá notado que os sensores estão sendo incorporados em todo tipo de itens - sapatos, camisas, dispositivos de gravidez. Você pode conferir alguns que eu escrevi sobre aqui.