Casa > O > O Que Acontece A Uma Bateria Não Utilizada Ao Longo Do Tempo?

O que acontece a uma bateria não utilizada ao longo do tempo?

Isso depende do tipo de bateria. Deixemos's olhar para algumas das mais comuns:

  • As baterias primárias (não recarregáveis), como todas as baterias, vão perdendo carga lentamente ao longo do tempo. Entretanto, após quatro anos, a maioria das baterias alcalinas descartáveis de marca registrada provavelmente ainda terá a maior parte de sua carga original. As baterias primárias à base de lítio provavelmente durarão mais do que as baterias alcalinas. Como as baterias primárias não podem ser recarregadas, qualquer auto-descarga é permanente. A maioria das pilhas descartáveis tem uma data de validade impressa na embalagem.>li>As pilhas de chumbo-ácido perdem carga a uma taxa de cerca de 2-8% por mês a 20°C; a taxa de auto-descarga duplica aproximadamente para cada 10°C de aumento de temperatura. Após quatro anos (48 meses) a 20°C, se a bateria nunca tiver sido recarregada, só restará cerca de 10% da sua carga original (no máximo 40%). Sentado num estado parcialmente descarregado durante este tempo, provavelmente terá danificado permanentemente a bateria através de vários mecanismos, incluindo a formação de sulfato de chumbo não condutivo nas placas. As baterias de chumbo-ácido inundadas perderão água por evaporação também, portanto, além de carregar a bateria periodicamente durante o armazenamento, será necessário adicionar água. Se esta manutenção for feita regularmente (pelo menos a cada 6 meses é provavelmente uma boa regra geral), a bateria estará em bom estado após quatro anos, embora possa ter perdido alguma capacidade em comparação com quando era nova em folha.
  • Níquel-hidreto metálico (NiMH) e baterias de níquel-cádmio (NiCd) perdem carga rapidamente (20% por mês, embora os designs mais recentes tenham reduzido isto para cerca de 2-3%) mas não são prejudicadas pelo armazenamento em estado descarregado; o único perigo é que acabarão por perder electrólito por evaporação, mas isto levará muito tempo desde que sejam seladas. Se uma bateria multicelular à base de níquel for armazenada com uma carga elétrica ligada, é também provável que uma ou mais células revertam a polaridade, o que causa danos permanentes. Mas se a bateria não utilizada não estiver ligada a nada, provavelmente estará bem após quatro anos se estiver totalmente descarregada e depois recarregada após o armazenamento.>li>As baterias de iões de lítio têm uma baixa taxa de auto-descarga, por isso é possível que uma bateria armazenada durante quatro anos ainda esteja bem. No entanto, elas se degradam com o tempo, especialmente se armazenadas totalmente carregadas, então provavelmente haverá alguma perda de capacidade. Algumas baterias têm circuitos de monitorização incorporados que consomem carga e resultam numa maior taxa global de "auto-descarga", e se a bateria estiver profundamente descarregada pode ficar permanentemente danificada. Normalmente é recomendado armazenar as baterias de iões de lítio a cerca de 40-50% de carga para reduzir a taxa de degradação, deixando ainda algum espaço para a auto-descarga.
p> Em todas as baterias, o armazenamento a baixa temperatura irá melhorar a vida útil. No entanto, os fabricantes geralmente não recomendam o armazenamento de baterias no frigorífico, principalmente porque a condensação pode formar-se na bateria quando esta é removida do frigorífico. Se a bateria ficar molhada durante o armazenamento, obviamente a taxa de descarga será aumentada, já que a superfície molhada da bateria pode formar um caminho condutivo entre os terminais. O congelamento também pode danificar as baterias à base de água (todas com excepção do ião de lítio) devido à expansão do electrólito.

Valores de autodescarga foram retirados do Manual de Pilhas da Linden's Handbook of Batteries, Fourth Edition (2011), editado por Thomas B. Reddy.

De Corwun Takeda

Como extrair endereços de e-mail de sites :: O que acontece quando uma bateria descarregada e uma boa bateria estão ligadas em paralelo?