O Samsung Galaxy S8+ suporta 5G?
O novo Galaxy S8 da Samsung Galaxy S8+ apresenta muitas características de alta tecnologia, incluindo a distinção de ser o primeiro smartphone "gigabit-class" na rede da T-Mobile, mas também parece ser o primeiro aparelho de consumo LTE-U a chegar ao mercado.
A introdução de um aparelho com LTE-U vem depois de uma longa batalha. Os proponentes do LTE-U, que incluem a Verizon e a Qualcomm, entraram em conflito com a indústria Wi-Fi, alguns dos quais ainda suspeitam que o LTE possa causar danos ao Wi-Fi mesmo depois que a Wi-Fi Alliance e outras partes interessadas passaram grande parte do ano passado a elaborar um plano de teste criado para evitar esse mesmo resultado.
Finalmente, parece que está chegando o dia em que o LTE poderá provar que não causará danos aos usuários de Wi-Fi ou que certamente haverá uma reação negativa. Os engenheiros do LTE-U dizem que a forma como estão a introduzir o LTE no espectro não licenciado faz dele um vizinho melhor para Wi-Fi do que Wi-Fi é para si mesmo.
Um porta-voz da Verizon disse que o Samsung S8 é LTE-U capaz de sair da caixa e está realmente activado tanto para LTE-U como para LAA. "Planejamos ser os primeiros e liderar a indústria na implantação comercial do LTE-U", disse ele, observando que a Verizon está trabalhando com vários fornecedores para implantar o LTE-U e LAA em sua rede 4G LTE este ano. "A implantação da LTE-U e da LAA proporcionará uma grande experiência ao cliente através do aumento da capacidade e das velocidades"
T-Mobile diz muito o mesmo, declarando que a LTE-U tornará possível para a T-Mobile levar a sua próxima LTE Gigabit a mais locais em todo o país e melhorará ainda mais as "velocidades de ponta" da operadora". Os telefones mais recentes da Samsung também poderão tocar no espectro AWS-3 da T-Mobile, outra vantagem para a velocidade e capacidade.
A T-Mobile e a Verizon demonstraram particular interesse na tecnologia LTE-U e disseram que planeavam introduzi-la esta Primavera depois de a FCC ter anunciado no mês passado que tinha autorizado os primeiros dispositivos LTE-U na banda de 5 GHz. A certificação FCC cobriu os equipamentos de infra-estrutura da Nokia e Ericsson.
T-Mobile disse que começou a testar LTE-U como parte dos primeiros testes de campo a partir de dezembro de 2016, mas a Verizon vem empurrando LTE-U desde pelo menos 2014, quando formou o Fórum LTE-U com a Alcatel-Lucent (agora parte da Nokia), Ericsson, Qualcomm Technologies e Samsung. Seu objetivo era desenvolver especificações para a implementação da LTE-U para coexistir com Wi-Fi e outras tecnologias. Naquela época, as operadoras esperavam poder introduzir a LTE-U pelo menos até 2016, mas isso não aconteceu.
RELATADO: A Samsung, precisando de um sucesso, intros the Galaxy S8
Qualcomm's Sherif Hanna, responsável pelo marketing técnico dos modems Snapdragon LTE e 5G, tweeted quarta-feira que o Galaxy S8 tem os recursos mais avançados de LTE - graças ao modem Snapdragon X16 LTE da Qualcomm.