Qual é a diferença entre a prancha Raspberry Pi e a prancha Nvidia Jetson Nano?
O Raspberry Pi e o Jetson Nano são tão diferentes que estou quase tentado a dizer que as únicas semelhanças são que ambos são SBCs (computadores de placa única.) Enquanto ambos estão usando núcleos ARM, o Cortex A53 do Pi é muito menos poderoso que o A57 do Nano. O Pi tem uma GPU Broadcom BCM28xx simples a bordo, enquanto o Nano tem uma Nvidia Maxwell comparativamente monstruosa com 128 núcleos de GPU (e realmente, o que mais você esperaria de uma placa Nvidia?) O Maxwell também suporta a pilha CUDA-X completa, o que significa que o processamento de aprendizado profundo que você pode fazer na Nano pode ser traduzido praticamente inalterado para outra GPU Nvidia, como a série Jetson ou a 1050/1080.
As para saída de vídeo: a Nano tem ambos HDMI 2.0 e DisplayPort disponíveis, que podem ser usados ao mesmo tempo. O Pi está limitado tanto à sua porta HDMI como à sua interface de visualização proprietária, que tanto quanto sei não pode ser usada simultaneamente.
Ambos têm múltiplas formas de interface, incluindo I2C, I2S, serial e GPIO, mas também aprecio que o Nano tem USB3.0 e Gigabit Ethernet.
O claro que há também a diferença de preço; o Pi vai por cerca de $40, enquanto o Nano vai custar $100.
Não estou a tentar vender o Nano a ninguém, mas tenho de dizer que estou intrigado com as suas possibilidades. Fiz muito trabalho com o Pi, e estou actualmente a usar o Jetson TX2 para algum trabalho de aprendizagem de máquinas e visão por computador. Eu posso facilmente pensar em várias aplicações diferentes onde eu poderia usar algo com um pouco mais de oomph do que o Pi, mas de forma e tamanho similares. O processamento de bordas está se tornando cada vez mais importante com aplicativos e dispositivos IoT, e este dispositivo poderia aumentar significativamente suas capacidades de processamento de bordas sem quebrar o banco. Se ele tivesse apenas WiFi ou Bluetooth a bordo como o Pi, mas você não pode ter tudo.