Um relógio inteligente pode detectar alguém que está a ter um ataque cardíaco e alertar o 112?
Presumo que a pergunta se refere ao Apple Watch 4, que por enquanto (Out 2018) é o único smartwatch que conheço que envia alertas quando seu acelerômetro detecta um padrão que sugere que o usuário teve uma queda e perdeu a consciência ou está muito incapacitado para se levantar.
Como mencionei na minha resposta à pergunta
Pode o Apple Watch detectar um ataque cardíaco?, o Apple Watch não é destinado a detectar ataques cardíacos. Para isso, seria necessário um ECG de 12 (ou 15) eletrocardiograma e um laboratório para testar o sangue até mesmo para pequenos aumentos de certos marcadores miocárdicos na corrente sanguínea. O Relógio da Maçã é basicamente um ECG de uma única derivação, destinado a detectar fibrilação atrial e ritmos cardíacos muito lentos ou muito rápidos. A única maneira de ser útil é se o paciente perdeu a consciência ou teve uma taquicardia ventricular rápida (levando à perda de consciência), embora eu não tenha certeza de quanta ajuda isso seria se a ressuscitação cardiopulmonar não pudesse ser entregue imediatamente.
Existem outros dispositivos portáteis no pipeline destinados a serem usados como ECG de 6 derivações (como um da empresa AliveCor). Estes podem ser capazes de diagnosticar uma porção de infarto do miocárdio com elevação do ST (STEMI, uma forma grave de infarto do miocárdio), mas para isso, não podem ser desgastados com o pulso. Para o diagnóstico de STEMI você precisa verificar a forma da corrente elétrica acima de todas as paredes do coração, mas para isso você precisa de algo usado através do lado esquerdo do peito (é onde está o coração), que seria mais uma colheita inteligente do que um relógio inteligente. Mesmo assim, isso não seria suficiente e certamente não substituiria a prestação de cuidados de saúde especializados, porque você sempre precisa do exame de sangue também para excluir um ataque cardíaco.
Existem coletes portáteis que são destinados a fornecer um choque desfibrilador em caso de taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular (como o dispositivo LifeVest da Zoll). No entanto, estes são dispositivos da classe III que passaram por um rigoroso processo de revisão, dado o seu potencial de prejudicar o utilizador. Razoavelmente, eles só são prescritos por cardiologistas após exame minucioso. Não consigo imaginar como mesmo o fã mais duro da Apple deixaria seu relógio chocá-lo com o equivalente a uma bala, só porque o relógio pensou que tinha que.
Artigos semelhantes
- Qual relógio inteligente é bom para alertar a taxa de stress em tempo real e o ritmo cardíaco?
- Qual é a razão por trás de Eren dizer a Mikasa que ele sempre a odiou no capítulo 112 de Ataque ao Titã?
- Quando se joga contra equipas de futebol de ataque forte, o que é uma boa táctica defensiva/de contra-ataque para nos ajudar a resistir e a marcar?
- Tudo o resto igual, qual é a diferença % DPS entre um Pokemon de nível máximo com 14 ataque IV e 15 ataque IV em Pokemon GO?