Por que as operadoras dos EUA cobram pelas chamadas e mensagens de texto recebidas?
Isto está relacionado à decisão de não discriminar a linha fixa dos números de celular no NANPA (Plano de Numeração Norte-Americano), como aponta Nigel Whitfield, mas também está relacionado à forma como as operadoras telefônicas se compensam mutuamente pelo tráfego de chamadas. Eu não'não ousaria dizer qual veio primeiro.P>Primeiro de todos é preciso dizer o óbvio: encaminhar uma chamada para um celular tem um custo que'é normalmente maior do que o custo de uma chamada para uma linha fixa. Como os clientes de diferentes operadoras realmente ligam uns para os outros, há's uma necessidade de cobrir de alguma forma os custos de interconexão e transporte para essas chamadas. Quando um cliente da operadora A liga para um cliente da operadora B, a operadora A está fazendo a cobrança, mas a operadora B tem que rotear e 'terminar' a chamada (como em 'as chamadas terminam na rede B', as operadoras não estão interessadas em 'matar' chamadas, você sabe). E a operadora B está a incorrer em alguns custos. Quem paga por elas?
Isso's onde as tarifas de interconexão celular/linha fixa entram em vigor. Existem diferentes modelos de pagamento para esses: CPP, RPP e Bill & Keep.
Na maioria das operadoras do mundo usam um modelo CPP (' quem liga paga'). Os números de celular têm um prefixo ou início diferente, ou são de alguma forma identificados, porque o chamador assume o custo total da chamada e as chamadas recebidas/SMS são gratuitas. E geralmente ligar para um celular é mais caro do que ligar para um telefone fixo.
Embora ter chamadas de entrada grátis seja ótimo, isso força as operadoras a acompanhar o tráfego que elas encaminham umas para as outras, e concordar na forma como elas'vão se compensar mutuamente por isso. Outros supostos efeitos colaterais do CPP são menos chamadas para telefones celulares (porque os usuários sabem que custam mais) e, curiosamente, uma quantidade menor de chamadas indesejadas/spam, pois as pessoas que fazem chamadas spam têm que incorrer em custos mais altos ao ligar para telefones celulares.
Na maioria dos mercados regulados, algumas autoridades de telecomunicações fixam algumas taxas para as operadoras cobrarem umas às outras, geralmente uma taxa máxima. No final de um determinado período, as operadoras se compensam umas às outras de acordo com essas taxas. No entanto, na maioria dos mercados as operadoras ainda são livres para negociar preços mais baixos, e em alguns mercados lá's nenhuma autoridade fixando quaisquer taxas, então isso pode variar muito dependendo do país em que você're interessado em.
Nos EUA e em alguns outros mercados as operadoras estão usando um modelo RPP, no qual a parte receptora tem que assumir o custo de roteamento da chamada. As operadoras geralmente mantêm os nós de interconexão distribuindo suas taxas de instalação e manutenção, mas lá's não há rastreamento da quantidade de tráfego que eles encaminham entre si; o cliente receptor tem que compensar de alguma forma o custo extra da chamada recebida.
Enquanto algumas operadoras optaram por cobrar o tempo de antena diretamente aos clientes, outras dizem que o custo das chamadas recebidas é 'free' desde que se comprometam com alguma despesa mensal. Nos EUA, eu acho que a Sprint e a Verizon optaram por este esquema de preços. (Note que pode haver outras operadoras, I'não sou especialista no mercado de celulares nos EUA).
Finally, Bill & Keep, a.k.a. peering ou pagamento líquido zero é um esquema em que as operadoras simplesmente não se compensam mutuamente por este conceito. Elas ainda têm que manter os nós de interconexão, mas poupam o incômodo de contar minutos e apresentar umas às outras as contas. Este modelo está no entanto associado a uma menor qualidade de serviço; porque as operadoras don'não sabem quantos minutos rotearam entre si, ou são pagas pela quantidade de tráfego que rotearam, elas don'não têm incentivos tão fortes para manter boas ligações entre suas redes. Por outro lado, elas têm que cobrar de seus próprios clientes o custo das chamadas recebidas e recebidas, o que elas podem fazer como acharem melhor (cobrar chamadas recebidas, uma taxa mensal, ou o que for).
Então, no geral, a decisão da maioria das operadoras americanas de cobrar de seus clientes pelas chamadas recebidas vem tanto da decisão de não utilizar prefixos dedicados para celulares na NANPA, mas também do fato de compensarem os custos de terminação sob um modelo de pagamento RPP.
Artigos semelhantes
- Por que as operadoras de celular dos EUA cobram pelas mensagens de texto recebidas?
- Quanto cobram os grandes estúdios cinematográficos pelas licenças de transmissão dos seus filmes?
- Entre as quatro maiores operadoras móveis dos EUA (AT&T, Verizon, T-Mobile e Sprint), que tem o plano de roaming internacional de voz, dados e texto?
- Há alguma forma de guardar as conversas de mensagens de texto no Android? As mensagens de texto perdem-se se tiverem mais de 2 meses ou mais.