Como é que a navegação incógnita é diferente da navegação no navegador Tor?
São muito diferentes! (Para usar o velho clichê, é como comparar maçãs com laranjas). A imagem abaixo é do modo de navegação anônima do Chrome.Essencialmente, se você navegar no modo de navegação anônima, tudo o que faz é evitar que seu navegador salve seu histórico de navegação, cookies ou dados de formulários (embora alguns cookies possam ser salvos durante a sessão de navegação). Como diz acima, no entanto, não esconde a sua navegação do seu empregador, do seu ISP, ou dos sites que você visita.
Tor, no entanto, é um tipo de voo completamente diferente. Tor, que é um acrônimo para The Onion Router, é um protocolo de rede de Internet projetado para combater a análise de tráfego tanto por anunciantes quanto pela polícia.
Tor encapsula as comunicações em camadas de criptografia, aninhadas como as camadas de uma cebola (daí o nome). Os dados são transmitidos através de uma série de nós, cada um dos quais remove uma única camada de encriptação, revelando o próximo destino dos dados. Quando a última camada é descriptografada, os dados chegam ao destino. É por esta razão que leva tanto tempo para se conectar a cada página da rede Tor:
Cada "nó" é na verdade outro computador que está conectado à rede Tor. Assim, ele aparecerá como se seu endereço IP (e localização) fosse de um desses outros nós:
Por exemplo, se eu estivesse usando o "circuito Tor" acima, e alguém tentasse verificar meu endereço IP, ele apareceria como se fosse 77.109.141.139 - o da Suíça.
Mente-o, isto não o torna completamente anónimo - os nós de saída na rede podem ver o seu tráfego não encriptado, e alguns foram executados tanto por agências policiais como por hackers.
Dito isto, ainda é muito mais privado do que simplesmente usar o modo incógnito em qualquer browser, e se se cingir a certas directrizes, a sua identidade é mais ou menos segura.