Quais são as posições pragmáticas da metafísica, epistemologia e ética?
Talvez o que você quer saber é, qual seria a metafísica de um pragmático, etc?
Para um pragmático quase não há metafísica com que se preocupar. Nosso principal pragmático foi William Jsmes, que literalmente escreveu o livro sobre Pragmatismo, argumentou que quaisquer considerações sobre princípios ou teoria só são importantes se elas afetarem a situação em questão. Veja abaixo:
"Mas agora, em vez de descansarmos em princípios depois desta forma estagnada intelectualista, vamos aplicar o método pragmático à questão. O que é que nós MEAN por matéria? Que diferença prática pode fazer AGORA que o mundo deve ser governado pela matéria ou pelo espírito? Acho que achamos que o problema leva com isso um caráter bastante diferente"
"A resposta de James é baseada na idéia de que a verdade é um fato que fará a diferença entre um dado grupo de fatos, e como não há mais razão para favorecer o grupo de fatos "sendo norte, depois oeste... etc" ao grupo de fatos "estando na frente, depois ao lado de ....etc." não há razão para pensar que uma resposta é mais verdadeira do que a outra. O que conta como verdade depende do que você está tentando fazer, onde "tentar fazer" é tomado em um sentido muito amplo para incluir, digamos, qual equação você pode estar tentando resolver"
>p>Seu famoso exemplo de um homem e um esquilo correndo ao redor de uma árvore demonstrou sua obediência de princípios. Se o homem corre em torno de uma árvore com um esquilo em frente dele, correndo em torno da árvore para ficar escondido, o homem está correndo em torno do esquilo? Claro que depende do que você está perguntando."A resposta de James é baseada na idéia de que a verdade é um fato que fará a diferença entre um dado grupo de fatos, e como não há mais razão para favorecer o grupo de fatos "sendo norte, depois oeste...etc" para o grupo de fatos "estando na frente, depois do lado de ....etc." não há razão para pensar que uma resposta é mais verdadeira do que outra"
A verdade então é situacional e dependente das circunstâncias.
O mesmo com a epistemologia e a ética.