Quais são alguns exemplos de ética normativa?
Ética normativa é o estudo da comparação de diferentes sistemas éticos com base na forma como eles afirmam cumprir um posto de meta, uma vez que esse posto de meta é estabelecido. Basicamente, ao invés de com uma ética objetiva que afirma que há um conjunto pré-determinado de metas inerentes à natureza ou um criador espiritual da natureza, após as pessoas terem subjetivamente determinado que meta elas pensam que a ética deve perseguir, a ética normativa explora como diferentes sistemas éticos atingem essa meta.
Assim, não há realmente um exemplo de ética normativa que seja todo um sistema ético em si. Ao contrário, a ética normativa refere-se a todo o ramo da ética que explora as diferenças em como um sistema ético atinge um posto de meta. Isto torna-se confuso, porque a ética da virtude é referida como um ramo da ética normativa porque é uma forma de examinar as reivindicações éticas num sistema ético específico, mas ela mesma é também um sistema ético.
Correntemente, a ética normativa é alegada como contendo ontologicamente 3 diferentes, discutivelmente combináveis ou irredutíveis entre si, abordagens: ética da virtude (caráter moral), deontologia (regras), e consequencialismo (conseqüências).