Porque é que a proibição do Huawei foi levantada nos EUA?
Após mais uma vez somos mostrados como Trump é brilhante.
Primeiro, Trump agiu como se ele fosse um mestre bêbado. Ele baniu todas as empresas americanas de fazer negócios com o Huawei. Essa ação desencadeia reações estrondosas de ambos os continentes. O Google queixa-se do risco de segurança de deixar os smartphones Huawei com uma situação ainda pior.
Os chineses estão a ficar furiosos e juram não comprar o iPhone, mas sim telefones Huawei inferiores, apesar da superioridade do iPhone e dos smartphones OnePlus. No entanto, os chineses ricos parecem não se importar. Muito provavelmente aqueles chineses zangados não têm dinheiro para comprar iPhone de qualquer forma.
China CCP está muito zangado e prepara uma lista de entidades não confiáveis, embora não tenha a certeza de como lidar com a Apple. O encerramento da Apple fará com que 1 milhão de trabalhadores chineses seja demitido.
O CEO da Apple, Tim Cook, está ficando nervoso. Ele só se sente confortável na preparação de declarações de lucros e perdas. Ele não aguenta enfrentar tais jogos de quebra de nervos. Ele veio ao Trump várias vezes, apenas para ser acalmado pelo Trump.
E a minha opinião? Essa ordem executiva fez com que a ameaça de segurança Huawei na rede de telecomunicações dos EUA se tornasse menos credível. Mas como Ren disse à imprensa, a Huawei vai perder 30 bilhões de receitas causadas por essa ordem executiva. Considerando que muitos produtos dos EUA estão ligados a essa receita, parece que Trump não tem um senso de negócio.
No entanto, após a recente reunião do G20, Trump aparentemente ganhou uma concessão convincente de Xi Jinping. Nunca poderemos saber exactamente o que se passava, porque perder a cara é um não aos chineses.
Trump anuncia que agora todas as empresas americanas podem vender os seus produtos à Huawei. Lembre-se, eles ainda não podem comprar nada da Huawei. Assim, o Google poderá continuar a vender o seu Android para a Huawei. ARM agora pode vender os seus chipsets para a Huawei. Huawei pode iniciar sua produção para aquela receita de 30 bilhões.
Agora esta súbita mudança de direção está fazendo a posição da Huawei no limbo. Se continuar com os chipsets Android e ARM ou se continuar com seus esforços de autoconfiança. O risco de ser cortado do uso do Android e da compra de semicondutores americanos ainda existe.
Para Trump, a proibição da Huawei de vender suas engrenagens 5G para as empresas de telecomunicações americanas ainda é mantida e ainda mais consistente agora. A ameaça contra a Apple agora desapareceu. Colocar o Huawei na lista negra é apenas uma táctica de negociação. A Huawei é apenas uma moeda de troca. Mais uma vez, Trump ganhou uma grande concessão.