Quando será levantada a proibição Huawei para os EUA?
Se isso acontecer, provavelmente será sincronizado com o anúncio de um acordo comercial da primeira fase. Como o artigo afirma que 260 pedidos de licença estão no sistema, não há falta de demanda por parte das empresas americanas para evitar perder sua participação no mercado chinês.Trump criou esta crise para poder usá-la como moeda de troca contra a China. O que ele dá ao permitir que as empresas americanas continuem o que estavam fazendo antes não é necessariamente tão grande coisa porque as proibições forçaram a China a acelerar sua iniciativa MIC 2025 para se tornar mais auto-suficiente no setor de tecnologia.
O exemplo a seguir é Huawei. Sua estação base 5G atualmente não usa peças americanas, embora no passado eles usassem. Se a proibição for interrompida e as licenças forem concedidas, a questão se torna o que o Huawei fará? Eles irão mudar de volta para peças americanas ou isso será menos agora do que antes?
Bottom line, Trump fez empresas de tecnologia chinesas perceberem sua vulnerabilidade atualmente e no futuro, já que os EUA usam as vendas de peças americanas como armas contra a China.
Minha opinião: Os chineses não vão parar os seus esforços para serem independentes dos EUA. Resta saber quanto mercado os EUA perdem e perderão no futuro por causa das ações da Trump. Em vez de ganhar o comércio ao concordar há 18 meses com o que é realmente a primeira fase, ele pode ter sacrificado o futuro da quota de mercado americana na China para outros e para os concorrentes chineses. E, não é apenas a tecnologia, mas os automóveis e a agricultura também estão na equação. Você vê Tesla, Boeing e Exxon Mobile colocando novas plantas para evitar a guerra tarifária, ao contrário do que Trump pretendia. Quase ninguém puxou sua operação chinesa de volta para os EUA, exceto algumas pequenas operações de usinagem que eu tenho notado.