Como o OpenRAN transforma 5G?
OpenRAN não muda nenhuma das 5G, e não mudará nenhuma das gerações vindouras. Talvez num futuro distante a maneira de desenvolver novos padrões passe de um consórcio do setor para um verdadeiro fórum aberto, mas para isso ele precisa de tantas coisas, que eu não vejo como isso pode acontecer nos próximos 20 anos. Enquanto o 3GPP e seus membros forem os impulsionadores, todas as organizações e empresas participantes verão para proteger seus ativos. O que significa que o OpenRAN sempre só pode estar correndo atrás deles. Eles não terão uma palavra a dizer.
OpenRAN começou basicamente como uma tentativa promovida por um número de operadoras para assustar a indústria. Suas políticas de compras quase mataram o mercado de fornecedores; resta apenas um oligopólio de fornecedores (Ericsson, Huawei, Nokia). O que significa que a aquisição é agora um pato coxo. Não há maneira de baixar os preços.
Os participantes do setor (em particular a Ericsson e a Nokia) estão se unindo à iniciativa, impulsionados principalmente por seus grandes clientes. Eu não'não vejo que eles assumam um papel ativo enquanto falamos. Eles vão ver o jogo emergir.
Os equipamentos RAN têm uma série de componentes críticos: Antenas, cabeças de rádio e unidades de banda de base. A fabricação de cabeças de rádio ainda é um pouco de ciência de foguetes. Talvez chegaremos a uma situação em que você possa comprar soluções de "cabeças de rádio chip único", mas isso não pode ser visto ... Então OpenRAN é sobre a unidade de banda de base, que é um computador, e software (em 5G é apenas software). Agora a questão é que a BBU precisa de uma estreita integração com as cabeças de rádio; hoje em dia os operadores estão recebendo isso dos fabricantes, uma vez que eles entregam as coisas como uma solução única. Com o OpenRAN a tarefa de integrar os componentes vai recair sobre os operadores. Na Integração em Campo -- Calafrios --. Precisa de centenas de mão-de-obra altamente qualificada por operador, novos laboratórios, departamentos inteiros de engenharia, que eles reduziram com sucesso nas últimas duas décadas. Ou - terceirizar a integração de volta para a indústria, de onde estamos de volta à estaca zero.
Eu vejo uma chance de desenvolvimento aberto para todas essas aplicações legais baseadas na RAN básica. Tipo de "App Store" para soluções RAN, para operadores escolherem e escolherem de entre elas. Mas para a função básica de RAN: com um senso de sanidade, os operadores dirão NÃO, se o empurrão vier a empurrar.
Artigos semelhantes
- Por que o Rei Zumbi no Exército dos Mortos manteve grupos de cativos antes de transformá-los, em vez de transformá-los imediatamente?
- Como usar os hotspots de vários telefones e transformá-los em uma única conexão WiFi rápida
- Como digitalizar desenhos no meu telemóvel e transformá-los em arte digital
- Quero gravar-me a tocar violino e transformá-lo num vídeo musical para alguém especial. Que tipo de equipamento eu preciso gravar em casa?