Casa > D > Devo Ser Um Desenvolvedor De Aplicativos Móveis Ou Web Developer, Ou Ambos? Qual Campo Ganha Mais Dinheiro?

Devo ser um desenvolvedor de aplicativos móveis ou web developer, ou ambos? Qual campo ganha mais dinheiro?

TL;DR - Realmente não importa. Vá aonde seu coração o leva.

Depende do que você quer dizer com "desenvolvedor web". Quando a maioria das pessoas ouve ou usa o termo, elas estão pensando coisas como html, css, javascript, etc., mas isso pode não ser perfeitamente exato; no mundo .Net, o termo é um pouco ambíguo. Eu sou um desenvolvedor web, e tenho habilidades de front-end, mas a maioria do meu trabalho é construir aplicações do lado do servidor, como APIs e vários outros tipos de serviços, e também inclui bastante banco de dados. Você poderia (e deveria) diferenciar entre desenvolvedor de front-end e desenvolvedor web, pois eles são similares, mas não necessariamente os mesmos. Web Developer é menos específico, enquanto eu esperaria que um desenvolvedor front-end tivesse habilidades mais fortes quando se trata de javascript.

Também, não confunda desenvolvedor com designer (UI/UX), como alguns aqui parecem fazer. E se um potencial empregador não sabe a diferença, então há uma boa chance de você não querer trabalhar lá de qualquer maneira.

Como outros disseram, o desenvolvimento móvel é uma fera diferente. Você talvez não seja responsável pelo design do UX, mas você será responsável por implementá-lo se for projetado por outra pessoa e a implementação do UI é o que o torna tão diferente, mas isso também não é específico para mobile - é apenas uma coisa de UI em geral.

Dito isso, pelo menos 60% das suas habilidades em uma das disciplinas serão transferíveis para a outra. Por exemplo, se você é um desenvolvedor web C# ou Java, mudar para o desenvolvimento Android não vai ser uma perda completa. Será um pouco diferente, mas as habilidades serão transferíveis. Você só terá que complementá-lo, e o mesmo vale para o inverso.

Na minha experiência, o desenvolvimento web (ou desenvolvimento de serviços web) é bastante amplo, pois você terá que mergulhar de cabeça em tópicos de alto nível, como design escalável, compatibilidade retroativa, infra-estrutura, etc. E, é claro, você terá que ser forte com bancos de dados. Em termos de desenvolvimento pessoal, acho que é um campo muito estimulante intelectualmente.

Desenvolvimento móvel é divertido porque todos podem ver o seu trabalho (para o melhor ou para o pior), mas geralmente você não tem que se preocupar com os tópicos que mencionei anteriormente, e suas habilidades com base de dados não precisam ser tão profundas. No entanto, suas habilidades de desenvolvimento front-end serão na verdade mais focadas. Vê onde as linhas começam a desfocar? Se você quis dizer desenvolvimento front-end quando você disse desenvolvimento web... você ainda está preso à necessidade de habilidades front-end, apenas em um contexto diferente.

Agora em termos de pagamento: está em todo o mapa. Eis como eu vejo as coisas...

Embora as aplicações móveis estejam praticamente onde o mundo está agora, é um requisito de recursos (demanda do desenvolvedor) ainda palpável em comparação com o desenvolvimento web imo. Em comparação com os aplicativos móveis, muito mais produtos têm um site e requerem serviços web e trabalho de servidor. O que eu normalmente vejo essa tradução é um pouco contra-intuitivo: desenvolvedores web/servidor estão em maior demanda por causa da necessidade real, enquanto desenvolvedores móveis estão em alta demanda apenas porque há muito poucos deles. No entanto, como não há muitos produtos por aí que tenham uma aplicação móvel (em relação aos produtos reais por aí; e produtos = empregos neste contexto), encontrar um emprego móvel, quanto mais um bem pago, pode ser um pouco difícil. O melhor pote para o desenvolvimento móvel vai ser o startups e esses trabalhos podem ser... rough.

Ok então pague...

Duro de dizer com certeza. Pesquisas de mercado ou sites como Salary.com podem lhe dar uma idéia do que os desenvolvedores móveis fazem versus os desenvolvedores web, mas é ALTAMENTE subjetivo e distorcido por médias - então a quilometragem na vida real pode variar muito. Um bom desenvolvedor .Net com 3-4 anos de experiência pode facilmente fazer 6 figos, dependendo do local onde e o desenvolvedor web .Net médio com a mesma experiência ainda pode facilmente fazer um pouco menos de 6 figos. No mesmo local, os desenvolvedores móveis variam imensamente e isso depende muito da demanda pelo produto móvel. Já vi dispositivos Android e iOS com a mesma experiência variarem de $65k a $135k, dependendo de uma série de fatores. Tudo isso é baseado em Scottsdale, AZ, é claro. Os mesmos trabalhos em um lugar como... Utah... provavelmente não vai pagar tanto. No ano passado, ofereceram-me o mesmo tipo de trabalho aqui em Scottsdale e outro no Hawaii. O de Scottsdale pagou cerca de 120 mil dólares e um emprego similar pagou 62 mil dólares no Havaí. Totalmente ao contrário do que alguns podem pensar. Vês? O salário varia entre as duas disciplinas com base em várias coisas, então é uma perda de tempo pensar que um caminho vai ser melhor do que o outro.

Então meu ponto é o seguinte: concentre-se mais no seu desenvolvimento pessoal do que no salário. Em última análise, você vai descobrir que quase nenhuma quantia de salário vai importar quando você odeia o seu trabalho. Você também descobrirá que quanto mais paixão você tiver pelo seu trabalho, mais provável é que você encontre empresas dispostas a lhe pagar mais por esse tipo de paixão e a habilidade que inevitavelmente virá com ele. Então descubra o que é que você realmente quer e vá nessa direção.

De Hettie

Será que um telefone à prova de água se protegeria de derramamento de seltzer ou refrigerante? :: O iPhone é à prova de água?