Porque é que a caneta Surface só funciona com dispositivos Surface? É um stylus de ecrã táctil geral?
A caneta Surface Pen actual é baseada na tecnologia desenvolvida pela N-trig (a Microsoft acabou por comprar a empresa) que é agora conhecida como Windows Ink. Existem alguns dispositivos Windows Ink de outras empresas que não a Microsoft; a Surface Pen também funcionará com eles. HP, Dell e Lenovo fazem todos eles.
A caneta de superfície original usou a tecnologia Penabled da Wacom, também conhecida como EMR. Mais uma vez, houve também alguns dispositivos não-Microsoft que a utilizaram. A Wacom já não está a comercializar activamente essa tecnologia e não conheço nenhum sistema actual que a utilize.
Os próprios tablets e computadores actuais da Wacom utilizam uma tecnologia diferente chamada Active ES. A Wacom não licenciou isso a nenhuma outra empresa.
A "general touchscreen stylus" é um stylus capacitivo que foi concebido para ser utilizado com ecrãs tácteis capacitivos que são normalmente activados por um dedo. (Os que têm uma ponta de borracha macia não funcionam com um ecrã táctil resistivo, do tipo que requer pressão e que se encontra em electrónica de consumo barata). Uma tela sensível ao toque capacitiva padrão não oferece a resolução e precisão que um verdadeiro digitalizador de caneta pode, nem pode responder à pressão ou à inclinação. Uma caneta como essa funcionará num dispositivo de superfície ou num computador Wacom (ao contrário das pastilhas de desenho Wacom, os computadores têm uma tela de modo duplo que funciona com o toque dos dedos, bem como com a caneta Wacom), mas não corresponde ao desempenho da caneta que foi concebida para esses sistemas.
Artigos semelhantes
- Posso substituir um computador portátil sem ecrã táctil por um ecrã táctil?
- O ecrã táctil do meu Samsung Galaxy Pop não está a funcionar. Quanto custará substituir o ecrã táctil do meu smartphone?
- Uma caneta stylus pode arranhar o seu tablet ou o ecrã do Android?
- Qual é o melhor stylus para um ecrã táctil em 2021?