É mau conduzir com a pressão dos pneus a 28 PSI?
Por tudo que eu sei 28 psi pode ser a pressão correta para os pneus do seu veículo.
Em um pneu de caminhão grande projetado para funcionar a 90 psi uma pressão de 28 psi seria desastroso. O excesso de flexão das paredes laterais causaria rápido superaquecimento, separação da borracha das cordas no pneu, e possivelmente um estouro explosivo do pneu.
Se você estivesse rodando manchas de arraste projetadas para rodar 15 psi a 28 psi elas estariam dramaticamente infladas, estariam rodando apenas no centro da banda de rodagem, não agarrariam a pista corretamente, e se desgastariam extremamente rápido. Eles poderiam até explodir em velocidades de corrida na pista.
Em um carro normal, e dirigindo devagar, pneus inflados a 28 psi provavelmente o levariam a uma garagem onde você poderia tê-los inflados à pressão apropriada.
Você não deveria ir pelos números de pressão de pneu impressos no pneu. Esse número de pressão de 35 psi no pneu é apenas a quantidade de pressão que o pneu em si pode suportar sem arriscar que ele se desmanche ou exploda sobre você. Não é a pressão de pneu recomendada para os pneus quando montados em nosso carro ou caminhão. A pressão marcada no pneu tem de ser maior do que a pressão recomendada para o seu veículo.
Você precisa verificar no manual do proprietário para as pressões adequadas dos pneus do seu veículo, 35 psi é quase sempre a pressão errada para os pneus de um veículo. A maioria dos fabricantes de veículos até fazem questão de colocar a pressão de pneus recomendada em um adesivo no interior da porta do motorista. Muitas vezes a pressão para os pneus dianteiros é diferente da pressão para os pneus traseiros.
Isto porque sob pesos diferentes os pneus flexionam e ressaltam quantidades diferentes. Você precisa de pressão suficiente para suportar o peso do veículo sem deformar excessivamente o pneu porque isso leva ao superaquecimento da borracha nos flancos e o pneu também é incapaz de absorver choques sem ser esmagado contra a jante. Uma pressão demasiado alta significa que o pneu é demasiado duro e que os passeios são demasiado duros, levando a um mau manuseamento e possíveis danos nas molas, amortecedores e componentes da direcção do carro.
Insuflação do pneu também leva a um melhor manuseamento, menor consumo de combustível e maior vida útil do piso.