É possível duplicar a velocidade da Internet usando dois cartões SIM de dois provedores móveis?
(Assumindo que você está falando sobre o uso de um único aparelho ou modem de dados ... seria bom se as pessoas fornecessem contexto completo para sua pergunta!)
Não ... o que você pergunta não é possível com um único dispositivo.
Se você colocar dois cartões SIM em um único aparelho LTE ou modem de dados (e, sim, existem tais dispositivos dual-SIM disponíveis), ele só pode se registrar e usar um único provedor móvel de cada vez. Ou seja, apenas um dos SIMs pode estar ativo e em uso.
O objetivo de um dispositivo dual-SIM é permitir que as pessoas selecionem entre mais de um provedor móvel - por exemplo, ao viajar - sem o inconveniente [menor] de trocar fisicamente os SIMs.
Em uma aplicação IoT, onde pode não haver uma presença humana para trocar SIMs, um dispositivo dual-SIM permite a seleção do provedor móvel controlado por software. Independentemente disso, apenas um SIM está ativo durante uma sessão.
Plus, a sincronização de dois caminhos de dados completamente separados com dois provedores - para o destino remoto - seria impossível de se conseguir. E se um provedor estiver usando menos espectro (portanto, LTE mais lento)? E se uma conexão com a Internet estiver congestionada e mais lenta do que a outra? E se a distância para uma torre de operador for significativamente diferente da outra (com números de latência muito diferentes)?
Agora, tendo dito tudo isso, existem outras técnicas conceitualmente semelhantes para aumentar a produção e a velocidade - a Agregação de Portadoras LTE (CA) é suportada por algumas operadoras que têm múltiplas bandas LTE disponíveis em um mercado.
Aqui, múltiplas bandas (duas ou mais) são 'agregadas' para fornecer uma produção mais rápida. O aparelho pode sintonizar (e simultaneamente usar) mais de uma banda de cada vez, e os dados são multiplexados em mais de um caminho de rádio. A combinação é feita nos rádios do aparelho e na torre (para manter os caminhos rf 'iguais'), portanto deve ser feita pela mesma operadora de celular com certeza!
Então, isso é similar ao que você está pedindo, mas ainda é feito com um SIM e uma operadora de celular. Os problemas de sincronização dos dados enviados nos vários canais são tratados pelo aparelho e pela torre ... efetivamente quase dobrando a produção quando dois canais são agregados, por exemplo.
Artigos semelhantes
- É possível ter dois provedores de internet diferentes em uma casa?
- Qual é a razão para ter um telemóvel com cartões SIM duplos e quem faz telefones que contêm cartões SIM duplos?
- Haverá um sucessor viável para as empresas de cabo como os principais provedores de Internet de alta velocidade para usuários domésticos?
- Por que dois cartões SIM da mesma operadora no meu telefone SIM dual mostram níveis diferentes de cobertura de rede?