Casa > O > O Que É Melhor, Mono Ou Estéreo?

O que é melhor, mono ou estéreo?

O que é melhor, mono ou estéreo?

ambos são melhores, ambos são piores. Depende da situação.

Para uma audição onde o ouvinte está numa posição fixa ou a usar auscultadores, o estéreo soa muitas vezes mais agradável. Eu realmente não conheço ninguém que prefira ouvir em mono se o estéreo estiver disponível.

Para configurar o som para um show ao vivo onde vários alto-falantes são agrupados para simplesmente cobrir a área dos ouvintes para reforço de som, mono pode ser melhor porque grandes áreas são mais difíceis de configurar para que cada posição de audição tenha acesso relativamente igual a ambos os alto-falantes esquerdo e direito. Isso é menos um problema dentro de casa onde há vários reflexos, mas no exterior é quase impossível cobrir quase todos os ouvintes com dois alto-falantes simultaneamente. Além disso, os graves emitidos a partir de duas áreas deslocadas criarão nós de áreas de som melhoradas e canceladas, por isso o quão forte o som e a sensação dos graves dependerá exactamente de onde se encontra neste momento. Para alguns, demais; para outros, não o suficiente.

Por exemplo, em um teatro onde os alto-falantes principais estão altos ou longe de todos os ouvintes, as configurações estéreo podem funcionar. No entanto, em uma configuração ao ar livre onde os ouvintes estão espalhados sobre um campo amplo e não é possível colocar alto-falantes maiores e mais altos no próximo campo 1/4 milha de distância - vá mono.

Hoje muitas empresas de som de alta qualidade estão usando canais de graves alimentados aux, e estes sinais baixos são enviados diretamente para os sub woofers que são colocados em um cluster perto do palco central. Isto dá-lhes a resposta controlada dos graves em mono, mas permite uma alimentação estéreo-espacial de sinais vindos de matrizes lineares aéreas altas. É claro que com a alta tecnologia atual, há muitos sistemas de aprimoramento de alto-falantes digitais que usam o EQ digital e a magia digital de atraso para criar todos os tipos de som de concerto melhorado. Isto é demasiado para considerar aqui.

Quando um engenheiro está a misturar música para uma ampla distribuição, não sabemos onde é que esta música será ouvida. Pode ser num elevador, numa televisão, num aeroporto, num telemóvel, ou num sítio onde a aparelhagem de som não esteja montada, ou pode ser outro espaço de audição perfeito. Portanto, precisamos de ouvir a mistura tanto em mono como em estéreo para ter a certeza que soará bem em cada caso. Alguns efeitos, quando aplicados a um instrumento, têm uma forma estranha de cancelar para que enquanto os ouvimos bem em estéreo, em mono os sinais tendem a "apagar-se" uns aos outros. Isto acontece mais frequentemente com os tons graves. Então para mixagem e masterização de música, ambos são necessários.

Quando se usa um teclado sampler ou se faz samplers no computador, muitas vezes é muito mais fácil criar samples no mono. Quando isso é feito, o looping é mais fácil do que tentar obter um loop crossover perfeitamente suave com um som estéreo em ambos os sinais simultaneamente. Claro, certos sons estéreo ambiente podem realmente exigir espaço estéreo, mas algo como um laço ou uma trombeta não o faz. Com uma amostra mono, o som pode ser lido onde necessário e os efeitos podem ser aplicados com um único canal de envio, e uma simulação estéreo pode ser usada. Além disso, mono samples requer menos espaço de armazenamento e espaço de memória, então se o espaço não for um problema, uma taxa de amostragem mais rápida ou maior profundidade de bits pode ser usada.

Então como é isso para a resposta de um político ...ambos estão certos, e ambos estão errados. :)

De Knapp

Como cancelar uma conta do Legalzoom :: Que características e funções você gosta em um fone de ouvido para jogos?