A natureza é inteligente?
Eu estava assistindo um podcast do Joe Rogan, não me lembro claramente do cara (acredito que foi com Paul Stamets ou Brian Redban) e esse tópico foi comprado por um tempo. E terminou com este argumento que foi:
Natureza fez todas as coisas, coisas que você chama de inteligentes, incluindo você mesmo, então como você pode até mesmo fazer a pergunta que a natureza é inteligente. Caso encerrado.
>Isto é, o ponto sendo
(1) Os humanos são inteligentes
Os humanos são parte da natureza
Portanto, a natureza é inteligente
Então o próximo ponto também deve ser verdadeiro?
(2) Os cães são leais
Os cães são parte da natureza
Portanto, a natureza é leal
Acredito que fiquei intrigado com a pergunta, mas desapontado com o argumento apresentado. Então, em uma sessão de "cozimento" com meus amigos eu levantei este tópico e a discussão durou horas, do design inteligente ao determinismo/vontade livre aos computadores/AI.
P>Muito bem, vamos começar com o básico, o que é inteligência?
Aqui estão 70 várias definições de inteligência.
Vemos algumas delas:
- Definição colectiva: "A capacidade de usar a memória, o conhecimento, a experiência, a compreensão, o raciocínio, a imaginação e o julgamento para resolver problemas e adaptar-se a novas situações"li>Definição dos Psicólogos: "A inteligência mede a capacidade de um agente de atingir objetivos em uma ampla gama de ambientes">li> definições de pesquisador da IA: "Qualquer sistema complexo de processamento de informação que gere comportamento adaptativo para atingir objectivos numa série de ambientes pode ser dito como sendo inteligente"
Agora temos algumas ferramentas para verificar se algo é inteligente em algum sentido em particular ou não.
Deixe-me ser primeiro claro sobre o que esta questão não é. Esta não é uma questão sobre design inteligente, nós não vamos lá e não vamos a lado nenhum perto do princípio antrópico. Vamos em frente com um universo sem propósito e sem objetivo.
Agora, vamos começar com uma pergunta, os átomos/moléculas são inteligentes? Por todas as três definições, parece que não são. Tente aplicar por si mesmo.
Deixe-nos fazer outra pergunta, os fios de ADN são inteligentes? Isto parece complicado, é um sistema complexo que lida com muita informação, mas não tem raciocínio, adaptabilidade (as mutações são aleatórias). Portanto, podemos dizer que uma fita de DNA também não é inteligente.
P>Próximo, a vida é inteligente? Se você tentar essas definições sobre a vida, ela se encaixará de forma solta para uma bactéria e muito fortemente para um ser humano (principalmente porque foram feitas para nos manter em mente)
Então poderia ser que, assim como o DNA, a natureza também não é inteligente, (é apenas um conjunto de leis), mas pode fazer seres inteligentes. Confuso? Eu também. Nós ainda não podemos responder à pergunta corretamente, ainda. Aqui sentimos que qualquer coisa determinista (segue um conjunto de leis) não pode ser inteligente.
Por isso, temos de olhar para ela a partir de mais uma perspectiva. Let's vai para os computadores.
P>Comecemos de novo com uma pergunta. As calculadoras são inteligentes? Umm... "Não" vem-me imediatamente à cabeça.
P>Muito bem, Os computadores são inteligentes? Bem, mais uma vez isto é complicado mas podemos dizer "Não" depois de um pouco de reflexão.
Ok, a IA é inteligente? Bem duhh... porque outra razão lhe chamaríamos "inteligência" artificial? Além disso, passa bem as definições.
Mas também se baseia em apenas alguns conjuntos de leis, está dentro de um computador, é completamente determinista, tal como a nossa natureza parece ser. Também aqui, a dificuldade é que associamos a inteligência a uma consciência mental organizada, o que não é necessariamente necessário. Nem mesmo o livre arbítrio é necessário para se ser inteligente. Assim, pode muito bem ser, que nós áreas produto do acaso, probabilidade, aleatoriedade e até talvez todas essas coisas fossem puramente determinísticas no nível básico guiadas pelas leis da física, ainda não torna a natureza não-inteligente.
Um sistema altamente complexo, capaz de resolver problemas complexos adaptando-se a uma grande variedade de variações ambientais é inteligente. A natureza engloba tudo, não são apenas átomos ou DNA ou vida, são todos eles. Não é apenas calculadora, simples pc ou IA, ela engloba tudo. Portanto, podemos concluir que a natureza é inteligente. Assim, no final, voltamos essencialmente ao mesmo argumento do podcast de joe rogan com o qual começamos esta resposta.